Obesidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3034 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TRANSTORNOS ALIMENTARES

Transtornos alimentares são desvios do comportamento alimentar que podem levar ao emagrecimento extremo (caquexia) ou á obesidade, entre outros problemas físicos e incapacidades. São doenças psiquiátricas estando na sua origem a interação de fatores psicológicos, biológicos, familiares e socioculturais.


Os principais transtornos alimentares são:- Anorexia nervosa
- Bulimia
- Desnutrição
- Anorexia
- Pica
- Ortorexia
- Hipergafia
- Obesidade
- Síndrome de Prader-Willi
- Transtorno da compulsão alimentar periódica (TCAP)
- Transtorno obsessivo compulsivo (TOC) por alimentos
- Vigorexia
- Outros transtornos alimentares não especificados- Transtorno de ruminação

OBESIDADE
A obesidade é um estado físico em que a pessoa tem peso acima do que se espera para sua constituição musculoesquelética e seu sexo. É um problema crônico que pode afetar pessoas de diferentes etnias, idades e sexo. É uma doença que pode haver uma melhora, mas que não há cura. Além do peso maior, os indivíduos obesos apresentam quantidade degordura superior à considerada normal, o que pode causar o aparecimento de inúmeras doenças levando inclusive a morte.
A obesidade pode ser causada porque há uma maior quantidade de energia ingerida do que liberada. Os fatores que podem ser determinantes para o desequilíbrio dessas energias são de origens genética, metabólica, ambiental e comportamental. A obesidade causa também problemassocioeconômicas e psicossociais, como, discriminação educativa, isolamento social, depressão e perda de auto-estima.
Apesar de se tratar de uma condição clínica individual, é vista, cada vez mais, como um sério e crescente problema de saúde pública. O excesso de peso predispõe o organismo a uma série de doenças, em particular doenças cardiovascular, diabetes mellitus tipo 2, hipertensão,câncer, apnéia do sono e osteoatrite.
TIPOS DE OBESIDADE
- OBESIDADE SUBJETIVA indica que não há obesidade real, mas o paciente sente-se mal com seu corpo. Pessoas podem ter um pequeno "pneuzinho” no abdome, nas cadeiras, nas coxas, braços ou no peito e, como não gostam do seu corpo, sentem-se “gordos”, “horríveis”, “disformes”, etc. Esta obesidade localizada em diversos sítios no corpo pode sercorrigida com bom cirurgião que faça lipoaspiração ou lipoescultura da zona indesejável, ou simplesmente faça acompanhamento psicoterapêutico e nutricional.
- OBESIDADE MODERADA é quando homens e mulheres estão em excesso de peso de muitos quilos acima do seu peso ideal, por exemplo, estar 12 ou 15 quilos acima do seu peso ideal. O que sem dúvida afeta a sua vida pessoal, familiar, o seu trabalho ea sua auto-estima. Eles podem ainda não ter doenças causadas ou agravadas pelo excesso de peso, mas requerem sem dúvida tratamento. Esta obesidade moderada precisa de atenção de um médico que ajude a lograr um adequado controle do peso e a modificar os hábitos de alimentação e exercício para que a pessoa viva melhor.
- OBESIDADE SEVERA é quando as pessoas já estão doentes e sofrem de uma ou maisdoenças relacionadas a obesidade e sua vida está em perigo. Normalmente estão 25, 30, 50 ou 80 quilos a mais do seu peso. O tratamento destes doentes é cirúrgico, já que foi comprovado em todo o mundo que quem chega a ter este tipo de obesidade, faça o que fizer com regimes, dietas, hipnose, etc., não consegue perder peso de forma adequada, e se consegue, logo voltam a tê-lo novamente. Estefenômeno foi chamado de Ioiô, no qual se perde e se ganha peso e com um agravante, cada vez com mais quilos, cada vez com mais dificuldades e com mais doenças. Fortuitamente, têm-se na atualidade grandes avanços da técnica cirúrgica e os resultados após a cirurgia são muito satisfatórios para o doente, seus familiares e amigos.
- OBESIDADE ANDRÓIDE, ABDOMINAL OU VISCERAL é quando o tecido adiposo...
tracking img