Quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (362 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Escassez do Petróleo

Não é novidade alguma que as empresas americanas têm domínio sobre boa parte da indústria global de petróleo em todas as fases do ciclo técnico-econômico, desde a prospecção eextração de petróleo até sua refinação e consequente formação de mercados para os produtos acabados.

Além de suas forças armadas controlarem mais de 60% das regiões petrolíferas da Terra, asbolsas norte-americanas americanas fixam o preço do petróleo e os bancos do país formam os principais indicadores financeiros para os contratos nos mercados de valores mobiliários.

Após a Segunda GuerraMundial, o sistema internacional foi construído de modo a proporcionar aos EUA o acesso e a possibilidade de controle sobre a maior parte das reservas globais de petróleo, considerado o “sangue dacivilização”. No início do século 21, contudo, a situação mudou.

Chegou-se à compreensão de que as reservas de petróleo estão prestes a se esgotar enquanto as fontes de energia alternativas comobiocombustível, energia eólica, etc., ainda não podem ser usadas em escala industrial.

Nesse contexto, o gás natural vem sendo considerada a fonte de energia mais demandada como sucessor natural dopetróleo, sobretudo porque suas reservas são tão grandes que podem satisfazer as necessidades da atual civilização em combustível por pelo menos mais 250 anos, caso seja mantido o ritmo atual de consumo.O que a Rússia tem a ver com tudo isso? Bem, diante da presente situação, os especialistas do Pentágono começaram a rever suas previsões relacionadas à conjuntura global para as próximas décadas.Foi então que, divulgado no final do ano passado, o estudo “O gás natural como instrumento da política de Estado da Rússia”, do Instituto de Estudos Estratégicos do Colégio Militar dos EUA, expôsuma questão preocupante para os norte-americanos: a lenta recuperação russa vem intimidando seu domínio global, embora a capacidade militar da Rússia seja ainda insignificante.

De acordo com os...
tracking img