Obesidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (469 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

Plano de Intervenção para a Redução da Obesidade

Jundiaí
2010

Plano de Intervenção para a Redução da Obesidade

Orientador: Prof. Milena

Jundiaí
2010

1 Introdução

Aobesidade é uma enfermidade crônica que se acompanha por múltiplas complicações, caracterizada pela acumulação excessiva de gordura em uma magnitude tal que compromete a saúde. Entre as complicações maiscomuns, está a diabete mellitus, a hipertensão arterial, as dislipidemias, as alterações osteomusculares e o incremento da incidência de alguns tipos de carcinoma e dos iíndices de mortalidade.
Aobesidade ainda é o resultado de ingerir mais energia que o necessário. Não há dúvidas que este consumo excessivo pode iniciar-se em fases muito remotas da vida, nas quais as influências culturais e oshábitos familiares possuem um papel fundamental. Por isso dizemos que a obesidade possui fatores de caráter múltiplo, tais como o genético, psicosociais, cultural-nutricionais, metabólicos e endócrinos.A obesidade, portanto, é gerada pela interação entre fatores genéticos e culturais, assim como familiares.
A obesidade é um problema de saúde pública mundial, afetando países com diferentescondições socioeconômicas. No Brasil os dados da Pesquisa Nacional sobre Saúde e Nutrição (PNSN) mostraram que 11,7% da população feminina e 4,8% masculina eram obesos e 29,3% das mulheres e 25,9% dos homensapresentavam sobrepeso em 1989 (Coutinho et al., 1989).
Dados mostram o avanço do sobrepeso e da obesidade no país, em homens e a estabilidade da prevalência em mulheres. A Pesquisa Sobre OrçamentoFamiliar (POF 2002/2003) relatou que a obesidade representa 8,9% do total dos homens e 13,1% das mulheres. O sobrepeso atingia 41,1% dos homens e 40,0% das mulheres (IBGE, 2004). Na cidade de São Paulo,um estudo descreveu que 13,7% da população estavam obesos (12,3% dos homens e 15,1% das mulheres) – (MARCOPITO et al., 2005).
A obesidade, que é uma doença crônica, avança a passos largos e...
tracking img