Obesidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 52 (12964 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
OBESIDADE A prevalência da obesidade tem crescido rapidamente e representa um dos principais desafios de saúde pública neste início de século. Em âmbito mundial, cerca de 15% da população (300 milhões de pessoas) são obesas.

Definições: OBESIDADE:  A obesidade é definida como uma doença crônica caracterizada por excesso de peso corporal, à custa de uma maior quantidade de tecido adiposo, istoé, há excesso de gordura no corpo.  Condição em que o individuo apresenta uma quantidade excessiva de gordura corporal. OBESO:  Portador de doença endócrina- metabólica, crônica, heterogênia e multifatorial, caracterizada pelo excesso de tecido adiposo associado ao aumento de peso. SOBREPESO:  Peso corporal que excede do peso normal ou padrão de uma determinada pessoa, baseando-se na suaaltura e constituição física.

Fatores envolvidos:
Ambientais e Sociais

Nutricionais

Metabólicos

OBESIDADE

Genéticos

Culturais

Psicosociais

Medidas Antropométricas: IMC: (Índice de Massa Corporal): A classificação adaptada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) baseia-se em padrões internacionais desenvolvidos para pessoas adultas descendentes de europeus. O IMC é um bomindicador, porem possui suas limitações: Não distingue massa gordurosa de massa magra e não reflete necessariamente a distribuição da gordura corporal.

CLASSIFICAÇÃO

IMC

RISCO COMORBIDADES

DE

Baixo peso Peso Normal Sobrepeso Pré-Obeso Obeso I Obeso II Obeso III

< 18,5 18,5 – 24,9 ≥ 25 25,0 – 29,9 30,0 – 34,9 35,0 – 39,9 ≥ 40,0

Baixo Médio -Aumentado Moderado Grave Muito GravePara definir a massa gordurosa e a distribuição de gordura usam-se as seguintes medidas antropométricas:  Medição da espessura das pregas cutâneas;  Bioimpedância;  Ultrassonografia;  Tomografia computadorizada ;  Ressonância magnética;  Relação circunferência abdominal/quadril (RCQ);  Medida da circunferência abdominal

Medida da circunferência abdominal: A OMS estabelece como ponto decorte para risco cardiovascular aumentado medida de circunferência abdominal igual ou superior a 94 cm em homens e 80 cm em mulheres caucasianos. Ou seja:

Risco

de

Complicações Homem ≥ 94 ≥ 102

Mulher ≥ 80 ≥ 88

Nível de Ação

Metabólicas Aumentado Aumentado Substancialmente “Nível de ação” significa a importância de se recomendar a redução da medida da circunferência abdominalquando 1 é menos importante do que 2. 1 2

Etiologia Fatores que levam há obesidade:
Culturais

Interação de genes

Metabólicos

OBESIDADE
Ambientais Fatores emocionais

Nutricionais

Estilos de vida

Motivos: - Aumento do consumo de gorduras saturadas e hidrogenadas -Aumento no consumo de gordura e sal; -Redução dos níveis de atividade física -Substituição do consumo de alimentos ricosem nutrientes, por alimentos densos energeticamente e pobres em micronutrientes; O excesso da ingestão energética relativo ao dispêndio representa a condição requerida para deposição de lipídios nos adipócitos e não uma causa única do desequilíbrio do balanço energético presente na obesidade.

Fatores genéticos: Síndromes associadas à obesidade resultam de defeitos de um gene único:

Síndrome de Prader-Willi (SPW): tem origem genética, ocorre no cromossomo 15 e ocorre no momento da concepção.  Síndrome de Bardet-Biedl (SBB): é uma doença genética caracterizada por obesidade, retinopatia pigmentada, polidactilia (alteração dos desdos das mãos ou pés), retardo mental, hipogonadismo e manifestações renais.

Fatores metabólicos: Diversos sinais, pela interação com neurônios do núcleoarqueado no terceiro ventrículo hipotalâmico, são capazes de aumentar a termogênese e estimular a saciedade em momentos de muita oferta energética. São capazes também, de

promover o contrário, estimulando a fome e inibindo a termogênese em momentos de privação. Entre esses mediadores, os mais importantes são os hormônios insulina, grelina e leptina.  INSULINA: Atua no SNC e no SNP para...
tracking img