Canion guartela

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (486 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CANYON GUARTELÁ E RIO SÃO JORGE
Analogia de áreas:
O Parque Estadual do Canyon Guaretelá que se localiza no município de Tibagi, PR. Os principais atrativos deste parque são as trilhas, osmirantes, e os sumidouros que são formados pelo rio Iapó.
O Parque do Rio São Jorge, se localiza no Município de Ponta Grossa PR, em uma propriedade particular, os principais atrativos desse parque são acachoeira Santa Barbara, que é formada pelo rio São Jorge, e o mirante, de onde é possível se observar uma bela paisagem da região.
Geologia:
O Parque do Guartelá se encontra em uma falha geológica,o Arco de Ponta Grossa que é:
“(...) o soerguimento da crosta terrestre na borda leste da bacia do Paraná no período Mesozóico com cerca de 130 milhões de anos, quando os continentes sul-americano eafricano estavam em separação. O soerguimento apresentou forma alongada, com eixo na direção NW-SE com caimento no sentido NW, passando próximo à cidade de Ponta Grossa, da qual emprestou suadenominação. Além do levantamento da crosta, o arqueamento das rochas originou feixes subparalelos de fraturas profundas, que deram passagem a magma basáltico, o qual consolidado formou os enxames de diquesde direção NW-SE, constituídos de diabásio. Estas fraturas profundas foram as formadoras dos extensos derrames de basalto da Bacia do Paraná, que hoje aparecem no Terceiro Planalto Paranaense, e desoleiras de diabásio comuns nos Campos Gerais. (...)Além de originar os enxames de diques, soleiras e derrames, influenciou no escalonamento do relevo nos três planaltos em escadaria (Primeiro, Segundoe Terceiro Planalto Paranaense) e na concavidade do limite da Bacia do Paraná, que apresenta uma expressiva reentrância coincidente com o eixo mais elevado do Arco, onde a erosão removeu as rochasmais soerguidas e expôs as rochas mais antigas do substrato.” (MELO, ASSUNCÂO)

O Canyon é formado pés seguintes grupos de rochas: Castro, Iapó, Paraná e Itararé, posuindo o dique de Diabásio, que...
tracking img