Obra de arte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1043 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Crianças Geopoliticas Assistindo ao Nascimento do Novo Homem – 1943
Salvador Dalí

Eu- Escolhi esta obra principalmente porque adoro surrealismo, faz as pessoas verem as coisas de uma maneira completamente diferente. Quando olho logo para o quadro a minha mente foca-se no homem a tentar sair do ovo, algo que transmita a liberdade mas depois olhando para o ovo inteiro a minha mente muda deopinião pois vendo os continentes a derreter e o mundo, ovo, a ser destruído com a saída do homem faz parecer que afinal a imagem a transmitir não é algo positivo, e essa ideia mantêm-se logo quando se vê a mulher e a criança, em que a mulher apenas aponta sem olhar, e a criança esconde-se atrás da mãe com medo do homem que está a tentar sair do ovo.
Se formos a ver, o mundo cada vez mais está aficar mais destruído e apenas podemos acusar uma pessoa… o homem, e acho que era isto que Dalí queria mostrar, e assim nos vemos agora.
Relaciono-me com este quadro porque concordo com o seu significado, pois o homem é que vai acabar por destruir o mundo e trazer mais desgraças.

2.1- A obra foi realizada em 1943, após a 2ª guerra Mundial e se a observamos bem conseguimos relacionar com cenashistóricas. O autor é Salvador Dali, um pintor espanhol que nasceu a 11 de Maio de 1904 em Espanha e morreu no mesmo país dia 23 de Janeiro de 1989 com 84 anos. O seu pai era advogado e com 16 anos a sua mãe morreu com cancro de mama e o seu pai acabou por se casar com a irmã da mãe, teve uma irmã que publicou um livro sobre o irmão, “Dalí visto por sua irmã”.

2.2- O tema da obra é o a seguir a 2ªguerra mundial, pois acreditava-se que depois da guerra que o mundo iria ser diferente e que nasceria um novo homem, mas se olhar-mos bem para o quadro não vemos algo tão optimista, pois a criança que assiste ao nascimento está assustada e a mulher aponta para tal acontecimento, o nascimento do novo homem. O ovo representa o mundo, onde se vê os continentes mas estes tão moles e a derreter, e vemosa África Ocidental a deixar cair uma lágrima, na abertura de onde o homem sai vê se sangue a escorrer da abertura. Dalí mudou a sua maneira de ver o mundo após a 2ª guerra, começou a pintar quadros de como seria depois da guerra, o quadro transmite medo dá para ver isso quando a criança está atrás da mãe assistindo ao nascimento do novo homem, esta representação de medo e de ameaça significavaaquilo que o novo homem traria para aquela era, então podem os dizer que a mulher é Eva e está a apontar para Adão. A gota de sangue a escorrer representa algo duro mas ao mesmo tempo mole, transmite a mensagem de que o novo homem irá cometer mais erros que o primeiro. A paisagem árida, seca e desagradável transmite a mensagem de medo e receio causando temor às pessoas. Usando como fundo um desertosignifica que tudo está a recomeçar, com o tom luz que ele pos dá para ver que já está no fim da tarde, como se a guerra mundial durasse apenas um dia ou dizendo que ela até levou tempo demais.
Olhando para o toldo parece que está a guarda-lo, o ovo, mas tendo aquelas formas em picos é como se parecesse que o fosse esmagar. Os países demonstram ser preciosos fazendo com sejam o mais forte e quenem mesmo um homem novo e musculado por mais que se esforce é difícil atravessar essa barreira, a gota de sangue pode significar o esforço do homem a tentar partir o ovo, a tentar partir a velha era e conseguir passar para uma nova. Por baixo do ovo vemos um pedaço de tecido como se estivesse sempre lá desde o inicio, para segurar o sangue derramado, ou seja, a terra, que sempre absorverá o sanguederramado e que sempre desenvolverá uma nova era. Olhando para a Eva podemos ver pela sua expressão na cara que está cansada da luta e que já não está tão aterrorizada como antes, pois tem uma postura correcta e apesar de não se chegar perto do novo homem, por estar aterrorizada, mas aponta. Na criança podemos ver a mesma luta excessivamente pela sua liberdade ao esconder-se atrás da mãe, ao...
tracking img