Obra de arte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (397 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
OBRA DE ARTE

Do ponto de vista filosófico podemos falar em dois grandes momentos de teorização da arte. No primeiro inaugurado por Platão e Aristóteles, a filosofia trata as artes do ponto devista da poética; e no segundo do ponto de vista da estética.

Arte poética é nome de uma obra aristotélica sobre as artes da palavra falada e escrita, isto é, sobre a poesia e o teatro (tragédia ecomédia). A arte poética estuda as obras de arte como fabricação de seres, ações e gestos artificiais, isto é, produzidos pelos artesãos ou artistas.

A Estética refere-se ao estudo das obras de arteenquanto criações da sensibilidade, isto é, das experiências dos cincos sentidos e dos sentimentos causados por elas. Tendo como finalidade o belo.


O JUÍZO ESTÉTICO OU JUÍZO DE GOSTO

O juízoestético fala que o verdadeiro é o que é conhecido pelo intelecto por meio de demonstrações e provas, as quais permitem, através de conceitos do entendimento e leis lógicas, inferir um particular de umuniversal (dedução) ou inferir um universal de vários particulares (indução).

O juízo de gosto tem como objeto algo singular e particular. Kant numa obra intitulada Crítica da faculdade de julgar.Nesse estudo, o filósofo começa discutindo o problema posto pelo gosto, isto é, como “cada um tem seu gosto” e “gosto não se discute”, tanto o gosto do artista é individual e incomparável como os gostodo público é individual e incomparável.

ARTE E SOCIEDADE

As artes exprimem as formações sociais em que nascem e nas quais vivem, pois a arte é socialmente determinada: Pela finalidade social dasobras, pelo lugar social ocupado pelo artista e pelas condições de recepção da obra de arte.
Arte e sociedade levaram a duas atitudes filosóficas opostas: a que afirma que a arte só é arte se forpura, e a que afirme que o valor da obra de arte decorre de seu compromisso crítico diante das circunstâncias presentes.


CAPÍTULO 4
A CULTURA DE MASSA E A INDÚSTRIA CULTURAL
CULTURA POPULAR...
tracking img