Obadias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7247 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Nos livros dos profetas menores apresentam quem eram esses profetas.Eram homens cheios do Espírito de Deus e possuíam conhecimento revelado por Deus, poderes eram outorgados por Deus e um estilo de vida simples e de renuncia.

Esses homens foram escolhidos por Deus para cumprir uma missão “conduzir o povo a presença de Deus e vontade de Deus. As mensagem enfatizavam a natureza deDeus, o pecado e o arrependimento,e,a predição e esperança messiânica.

Os profetas menores totalizam 12 livros que vão de Oseías ate Malaquias no AT. Chamados assim porque abordaram os fatos ocorridos como povo de Deus Israel (reino do Norte) e Judá (reino do Sul).

OBADIAS

Autor: Obadias

Tema: O Juízo de Edom

Data: Cerca de 840 a C.

1.1-Contexto Histórico

Seu nomesignifica “Servo de Jeová” e diverso personagem tem esse nome no antigo testamento, mas nada existe para ligar este profeta com quaisquer outros Obadias.

Esta profecia fala sobre “Edom”. Que é denunciada por seu orgulho, especialmente por sua falta de bondade fraternal com Judá, e seu julgamento, no dia de Jeová, é predito juntamente com o de todas as nações.

A única alusão histórica diz respeitoa uma ocasião em que os endomitas se alegram com a invasão de Jerusalém, e até mesmo tomaram parte na divisão dos despojos vv 11-14, não fica claro, porém, qual invasão Obadias tinha em mente. Houve cinco invasões contra a cidade Santa durante os tempos do Antigo Testamento: A de Sisaque, rei do Egito em 926.

a C,durante o reinado de Roboão ( 1 rs.14..25,16 ), A dos Filisteus e Árabes noReinaldo de Jorão, entre 848 e 841 a C ( 2 cr 21:16,17 ), A do rei Jóas de Israel no reinado de Amazias, em 790 a C ( 2 rs 14: 13-14 ), A de Senaqueribe, rei da Assíria, no reinado de Ezequias, em 701 a C ( 2 rs 18:13 ), A dos Babilônios entre 605 e 586 a C ( 2 rs 24:25 ).

2.1-Propósito

Este livro foi escrito para revelar a intensa ira de Deus contra os endomitas por terem se alegrando com osofrimento de Judá e para entregar a palavra do Juízo divino contra Edom

Obadias profetiza o resultado final da atuação de Deus: para os endomitas destruição, para

Israel, o povo de Deus livramento no futuro dia do Senhor.

3.1-Visão Panorâmica.

O livro de Obadias posui duas seções principais. Na primeira (1-14) Deus expressa através do profeta, sua ardente ira contra Edom, e exige deste umaprestação de contas.por sua soberba originada de sua segurança geográfica, e por ter-se alegrado com a derrota de Judá. O juízo divino vem sobre eles: não há nenhuma esperança da comutação da pena: nenhum convite lhes é feito para se arrependerem e voltarem ao Senhor.Serão exterminados para sempre (vs. 10). A segunda seção (vv.15-21) refere-se ao dia do Senhor, quando Edom será destruídojuntamente com todos os inimigos de Deus, ao passo que o povo escolhido será salvo, e seu reino triunfara.

Amós

Autor: Amós.

Tema: Justiça, Retidão e Retribuição Divina Pelo Pecado.

Data: Cerca de 760-755 a C.

1.1Contexto histórico.

O profeta Amós exerceu o seu ministério em Israel no século VIII a C, foi contemporâneo de Jonas e Oséias, era boiadeiro e cultivador de sicomoros emTecoa, aldeia de Judá que fica a 20 km ao sul de Jerusalém, ele tinha visões proféticas a respeito de Israel, o reino do Norte, era leigo e não tinha o status de profeta, nem por isso deixou de ser chamado por Deus para profetizar à rebelde Israel. Seu nome significa “carregador de fardos”.

O ministério de Amós, em Israel, foi desempenhado durante o reinado de Uzias, em Judá e Jeroboão II, emSamaria.

O reinado de ambos coincide com o período que vai de 767- 753 a C. O mais provável e que Amós tenha profetizado entre 760-755 a C (4) Ele profetizou durante os dois anos que antecedeu o terremoto de grandes proporções, nesse período, em varias localidades de Israel, inclusive Samaria. A arqueologia apresenta diversas evidências que provam isso.Passado duzentos anos Zacarias falou desse...
tracking img