Processo cautelar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (689 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
DO PROCESSO CAUTELAR

1. Conceito
È um processo que possui caráter acessório, ou seja, serve para que se consiga a decretação de medidas urgentes, que sejam julgadas essenciais ou apenasnecessárias ao desenrolar de um outro processo, que seja de conhecimento ou de execução, o que é chamado de processo principal.

1.1 Fundamento e Característica
Fator tempo – Os provimentos cautelaresconstituem tentativas do homem de vencer o tempo para a realização do processo até que se alcance uma decisão definitiva.
A pretensão cautelar é diferente da pretensão definitiva, embora exista umavinculação entre ambas por uma relação de complementariedade: a pretensão cautelar tem o fim de garantir o processo principal.
As características do processo cautelar são provisoriedade, acessoriedadeou dependência, preventividade e responsabilidade.
 provisoriedade – são decretadas mediante uma cognição (conhecimento) sumária e, em conseqüência, provisório. A despeito do entendimento deGaleno Lacerda, as medidas cautelares não se revestem de cunho de definitividade, não sendo, assim, satisfativas, visto que vulneraria o direito de acesso à justiça, pois a pessoa lesionada não poderiamais sequer discutir. As medidas cautelares possuem lapso de tempo determinado para sua eficácia, quer pelo tempo designado pelo juiz, pela lei ou mesmo pelas circunstâncias (v. art. 807, CPC –conservam sua eficácia na pendência do processo principal).
 acessoriedade do processo cautelar – caráter acessório ao processo principal, vale dizer, só existe enquanto puder dar ao processo principalum resultado útil. Deve haver um vínculo com o processo principal, daí a exigência do art. 801, III, CPC para que o requerente coloque a pretensão principal e seu fundamento. Vide também art. 108,CPC.
 preventividade – conteúdo preventivo, sua extensão deve limitar-se ao estritamente necessário para evitar males “certos e futuros”, de forma que a Justiça não chegue demasiadamente tarde.
...
tracking img