Livro de obadias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (931 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O LIVRO DE OBADIAS
ESBOÇO
TEMA: Os pecados e o castigo de Edom.
MENSAGEM: Obadias descreve a soberba, a violência e a perfídia dos edomitas, especialmente contra os judeus na queda de Jerusalém(Salmo 137.7). Aquela pequena nação seria totalmente exterminada, e Israel glorificado. DEUS é Juiz, e será o Rei das nações.
ANÁLISE:
* Versículos 1-9 ... Deus chama as nações para destruíremEdom.
* Versículos 10-14 ... A razão: a sua conduta odiosa contra Israel, na tomada de Jerusalém por Nabudocodonozor.
* Versículos 15-21 ... Edom sofrerá completa destruição, e o reino será doSenhor.
COMENTÁRIO
Nada se sabe do autor deste pequeno livro: várias pessoas no V.T. têm o mesmo nome, mas nenhuma delas pode ser identificada com este profeta.
Os edomitas eram os descendentes deEsaú, mas sempre inimigos dos judeus, perpetuando assim o ódio de Esaú contra Jacó em Gênesis 27.39-41. Recusaram passagem a Moisés (Números 20.14-21), e estavam sempre prontos a ajudar os inimigos deIsrael. Obadias, nos vv. 12-14, cita oito atos pecaminosos praticados pelos edomitas contra os judeus no saque de Jerusalém.
Dentro de 4 anos depois da queda de Jerusalém em 536 a.C., Edom foidestruído pelos babilônios, mas um restante continuou sempre inimigos ativos dos judeus, até que estes os subjugaram completamente em 126 a.C. A família dos Herodes, colocada sobre a Judéia pelos romanos,era de Edom (Iduméia); em 70 A.D. os edomitas desapareceram da história, e assim se cumpriu a palavra profética: "Serás exterminada para sempre" v. 10, "ninguém mais restará da casa de Esaú" v.188.Veja também Isaías 34.5-15; Ezequiel 25.12-14; 35.1-15; Amós 1.11-12.
Profético - Obadias
Autor: Obadias
Data: 586 a.C.
O Autor
O profeta, é conhecido somente como Obadias, “Servo, ou Adorador deJeová”. Nenhuma outra informação está disponível a respeito dele.
A Data
O fundo histórico da destruição de Jerusalém coloca a data da profecia de Obadias logo após 586 a.C., o ano no qual a cidade...
tracking img