Rotatividade e pessoal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 42 (10481 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1.1 Problema de Pesquisa
Como a rotatividade dos colaboradores influencia no desempenho das atividades do Conselho Regional dos Representantes Comerciais de Rondônia?
1.2 Objetivo Geral

Analisar como a rotatividade influencia no CORE/RO.

1.3 Objetivos Específicos

* Identificar o fator gerador de desligamentos
* Descobrir o porquê do descontentamento dofuncionário.

2. METODOLOGIA

Para a elaboração deste trabalho de conclusão foi utilizada a seguinte metodologia:
2.1 Delineamento da Pesquisa
A metodologia que baseou o presente estudo se caracteriza por ser de natureza observatória, Casas (2012) afirma que pesquisa observatória é o método feito quando o pesquisador permanece em algum local para que seja realizada suas avaliações. Este métodoapresenta como vantagem não interferir no cliente, como acontece com as entrevistas por questionário.
Os instrumentos utilizados para a construção deste trabalho de conclusão foram coleta de dados, através de pesquisas bibliográficas, utilizando-se os recursos de levantamento, leitura comparativa, crítica e analítica. A pesquisa foi feita com uma abordagem predominantemente qualitativa que buscouavaliar certos aspectos mais profundamente. As perguntas foram feitas de forma detalhada.
De acordo com afirmação de Casas ( 2012, p. 140);
“As pesquisas qualitativas buscam avaliar certos aspectos com maior profundidade. As perguntas são feitas de forma mais detalhada e deixam determinada expressão para o entrevistado responder. As avaliações das informações também constam geralmente com certasubjetividade. Para estudos desse tipo, geralmente utilizam-se discussões em grupo, entrevistas em profundidade e moderadores”
Outra técnica utilizada para a elaboração deste trabalho foi o benckmarking que de acordo com Casas (2012) consiste em comparar produtos, serviços e práticas empresariais entre os mais fortes concorrentes ou empresas reconhecidas como lideres. É um processo de pesquisa quepermite realizar comparações de processos e práticas para identificar o melhor do melhor e alcançar um nível de superioridade ou vantagem competitiva.

3. REFERENCIAL TEÓRICO
3.1. Planejamento Estratégico
Nos dias de hoje, o planejamento estratégico é um importante instrumento de gestão, é uma das funções administrativas mais importantes na organização e é através dele que o gestor e a equipeencontram os parâmetros que nortearão a organização da empresa, conduzindo a liderança e ao controle. O principal objetivo do planejamento estratégico é fornecer ao gestor e a equipe munição para a tomada de decisão e para a excelência, auxiliando a organização a ser pró-ativa e ficar atenta às mudanças que ocorrem ao seu redor. (ANDION e FAVA, 2012)
3.1.1 Missão
Consoante afirmação de Oliveira(2012), missão é a razão de ser da empresa. A partir deste ponto é determinado qual o negócio da organização, o porquê da existência dela, ou ainda, qual o tipo de atividade que a empresa se concentrará futuramente. Aqui se procura responder as seguintes perguntas:
* “A empresa pretende chegar aonde?”
* “A organização pretende atender quais necessidades e expectativas do mercado?”Oliveira (2012, p. 109) diz que: “missão é uma forma de se traduzir determinado sistema de valores e crenças em termos de negócios e áreas básicas de atuação, considerando as tradicionais e filosofias administrativas da empresa”
Deste modo, percebe-se que a missão da empresa é a tradução dos valores e crenças em seu negócio, ou seja, é a “cara da empresa”.
3.1.2 Visão
Depois que é definido o negócio,segundo Tavares (2010), o próximo passo é saber de que forma a empresa pretende ser vista e reconhecida, através de uma visão do futuro. A empresa precisa estar ancorada no futuro para decidir como pretende atuar nos dias atuais. Deste modo a empresa poderá proporcionar significado, orientar e dar simetria aos esforços de todos os colaboradores, tornando-os, ao longo do tempo, contínuos e...
tracking img