Nr-13

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6955 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade do Grande ABC













TRABALHO

Introdução á Engenharia



NR - 13



















REGIANE DA PAZ MOREIRA

Santo André

2010



Universidade do Grande ABC

Engenharia Civil e Engenharia Mecânica







TRABALHO

Introdução à Engenharia

GRUPO 13



NR - 13













REGIANE DA PAZ MOREIRATHIAGO GUCCIONE

VITOR HUGO MOREIRA





PROFESSOR

Prof. Cláudio Antônio Garcia

Santo André

2° Semestre – 2010

Introdução

Uma norma é um documento estabelecido por consenso e aprovado por um organismo reconhecido, que fornece regras, linhas, diretrizes ou características para atividades ou resultados, garantindo um nível de ordem, um padrão ou uma metodologia para um dadocontexto. As normas técnicas são processos de simplificação, pois reduzem a crescente variedade de procedimentos e produtos. Assim, elas eliminam o desperdício, o retrabalho e facilitam a troca de informações entre fornecedor e consumidor ou entre clientes internos. Outra finalidade importante de uma norma técnica é a proteção ao consumidor, especificando critérios e requisitos que aferem odesempenho do produto ou serviço. Contribuem em quatro aspectos: Qualidade, Produtividade, Tecnologia e Marketing. Normas Regulamentadoras são regulamentos compulsórios que o Ministério do Trabalho utiliza em auditorias rotineiras com forma de auxiliar na averiguação de práticas obrigatórias de segurança e medicina do trabalho. Dentre estas últimas, está a NR13 que traz informações e exigências mandatóriaspara instalação, manutenção, operação e inspeção de segurança de caldeiras e vasos de pressão. Verificou-se que a NR13 tem uma abrangência apropriada para um âmbito global de caldeiras e vasos de pressão, o que gera certos tipos de aberturas causadas por falta de informação para casos específicos. Sabe-se que para as atividades anteriormente mencionadas como abrangência da NR13, existem váriasnormas técnicas, não mandatórias, mas que especificam como realizar tais atividades através de riquíssimos conteúdos e outros parâmetros fundamentais para confiavelmente realizar testes e inspeções a fim de manter vasos de pressão e caldeiras sob funcionamento seguro. Verificou-se que isto não acontece sempre, pois foram encontradas várias reportagens e publicações de inúmeros relatos de acidentescom vítimas fatais.



Desenvolvimento

Origem deste Trabalho

A NR13 é um regulamento compulsório. Uma norma com abrangência nacional e de aplicação obrigatória, dirigida à regularização de inspeções em vasos de pressão e caldeiras. Definem, além de inúmeros aspectos pertinentes a estes tipos de equipamentos, os intervalos máximos em que devem ser realizadas as inspeções externa e internae o teste hidrostático nos mesmos. Porém, não define “como fazer” estas inspeções. Com isso, os Profissionais Habilitados, responsáveis pelas inspeções, devem buscar informações e diretrizes técnicas em normas brasileiras e internacionais existentes, como: NBR, ASME, API, ASTM, TEMA, BS, AFNOR, JIS, DIN, entre outras.

Criação da ASME e da National Board

Foi a partir do acidente mencionado aseguir, que houve a criação destes órgãos, hoje mundialmente reconhecidos, que lideram preferência no âmbito de projetos e inspeção de equipamentos. “Em um acidente acontecido em Massachusetts - USA, em 1905, um prédio de cinco andares literalmente implodiu com centenas de funcionários dentro, que estavam trabalhando naquele momento, quando uma caldeira que funcionava no subsolo de uma fábrica decalçados explodiu, ou por excesso de pressão, ou por deficiência de projeto, ou por deficiência de construção ou ainda, por falha do material de sua construção. Este acidente levou o governo americano a fundar e constituir alguns anos depois, um comitê de engenheiros para pesquisar e desenvolver normas de projeto e fabricação, materiais e procedimentos de soldagem para equipamentos que deveriam...
tracking img