NR-13

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1546 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de julho de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
DEFINIÇÃO DA NR-13 – CALDEIRAS E VASOS DE PRESSÃO

Introdução

As normas regulamentadoras editadas pela Secretaria de Segurança e Saúde do Trabalho, determinam os aspectos legais referentes à segurança, higiene e medicina no trabalho. São 28 normas aprovadas pela portaria nr. 3214, de 08 de junho de 1978.

No caso da NR-13 – Caldeiras e Recipientes sob Pressão, a experiência comprovou anecessidade de uma adequação devido à evolução das relações do trabalho, dos métodos e aos avanços da tecnologia, das alterações havidas em maio de 1984, além das sugestões apresentadas pelo Grupo Técnico de Trabalho Tripartite. Finalmente, foi efetuada uma revisão de vários pontos e mesma passou a ter o titulo “Caldeiras e Vasos de Pressão”, aprovada pela portaria 23, de 27 de dezembro de 1994.A NR-13 é uma norma de caráter compulsório, tem força de lei e visa a proteção do trabalhador. Sua utilização é obrigatória para toda entidade e/ou instalação existente em território brasileiro. Ela estabelece responsabilidades e parâmetros relativos à instalação, segurança de operação, segurança na manutenção e inspeção de segurança de caldeiras e vasos de pressão.

Pesquisas demonstram que amaior freqüência de acidentes por falha ou falta de válvulas de segurança tem ocorrido em tubulações pressurizadas. Os vasos de pressão aparecem em segundo lugar e finalmente as caldeiras em terceiro.

É muito importante verificar sempre no prontuário do equipamento qual a norma construtiva (ASME, BS, DIN, JIS, Ad-Merkblatt ou outras), antes de especificar a válvula de segurança, que deve seguiro mesmo padrão do vaso.

Definições

Pela NR-13, caldeiras a vapor são equipamentos destinados a produzir e acumular vapor sob pressão superior à atmosférica, utilizando qualquer fonte de energia, excetuando-se os refervedores e equipamentos similares utilizados em unidades de processo.

São três as categorias das caldeiras:

caldeiras de categoria “A”: são aquelas cuja pressão de operaçãoé igual ou superior a 1960 kPa (19,98 kgf/cm2),
caldeiras de categoria “C”: são aquelas cuja pressão de operação é igual ou inferior a 588 kPa (5,99 kgf/cm2), e o volume interno é igual ou inferior a 100 litros,
caldeiras categoria “B”: são todas as caldeiras que não se enquadram nas categorias anteriores.
Constitui risco grave e iminente a falta de qualquer um dos seguintes itens:

válvulade segurança com pressão de abertura ajustada na PMTA,
instrumento que indique a pressão do vapor acumulado,
injetor ou outro meio de alimentação de água, independentemente do sistema principal, em caldeiras e combustível sólido,
sistema de drenagem rápida de água, em caldeiras de recuperação de álcalis,
sistema de indicação para controle do nível de água ou outro sistema que evite osuperaquecimento por alimentação deficiente.
Vasos de Pressão são equipamentos que contem fluidos sob pressão interna ou externa.

Segundo a Petrobrás na norma N-253: “Entende-se como vaso de pressão todos os reservatórios de qualquer tipo, dimensões ou finalidade, não sujeitos à chama, que contenham qualquer fluido em pressão manométrica igual ou superior a 103 kPa (1,05 kgf/cm2) ou submetidos àpressão externa”.

Constitui risco grave e iminente a falta de qualquer um dos seguintes itens:

válvula ou outro dispositivo de segurança com pressão de abertura ajustada na PMTA, instalada diretamente no vaso ou no sistema que o inclui,
dispositivo de segurança contra bloqueio inadvertido da válvula quando esta não estiver instalada diretamente no vaso,
instrumento que indique a pressão deoperação.
Pressão Máxima de Trabalho Permitida – PMTP ou Pressão Máxima de Trabalho Admissível – PMTA, é o maior valor de pressão compatível com o código de projeto, a resistência dos materiais empregados, as dimensões do equipamento e seus parâmetros operacionais.

Campo de Aplicação da NR-13

Todos os vasos de pressão enquadrados no anexo III do manual da NR-13, inclusive aqueles considerados...
tracking img