Nr 13

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3207 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
NR 13 Caldeiras e Vasos sob Pressão

Introdução
No século II., antes da nossa era, como resultado de uma serie de experiências. Heron de Alexandria criou um aparelho, o qual denominou Eolípila, que vaporizava água e movimentava uma esfera em torno de um eixo. Eram os precursores das caldeiras e das turbinas a vapor que, então, surgiam.
Denis Papin, na Franca; James Watt, na Escocia; Wlcox,nos Estados Unidos e muitos outros, entre cientistas, artífices e operários, ocuparam-se, ao longo dos tempos, com a evolução dos geradores de vapor, no entanto, em 1769 é que o escocês James Watt patenteou a primeira maquina a vapor para uso industrial. Se, no mesmo com a tecnologia hoje existente, as caldeiras explodem e causam fatalidades, é de se imaginar como foi dura essa evolução, quantosacidentes ocorreram e quantas vitimas se fizeram na época em que o vapor era o responsável pelo movimento das maquinas que se expandia mundialmente.
Em 1835, já existiam seis mil teares movidos a vapor. Após a Primeira Guerra Mundial, acentuou-se essa evolução e, ainda hoje, apresenta dados surpreendentes. As duas características básicas das Caldeiras, Pressão e Capacidade de produção de Vapor, vemalcançando valores jamais esperados pelos técnicos de século passado.
Atualmente, existem caldeiras com capacidade para produzir até 3 ou 4 mil toneladas de vapor por hora e sabe-se que o fator limitante dessa característica é o tamanho da unidade, que se assemelha cada vez mais a uma verdadeira fabrica de vapor. Por outro lado, a limitação das pressões relaciona-se às propriedades metalúrgicados materiais empregados, permitindo, no entanto, a existência de caldeiras que operem as pressões acima de 200 atmosferas, ou seja, á “pressão critica”, onde se igualam determinadas características da água nas fases liquida e gasosa. Se a tecnologia de produção de vapor avançou, há necessariamente que corresponder-lhe um avanço da técnica dos homens que trabalham nessa área.
Em 1905, a explosão deuma caldeira de uma fabrica da cidade de Massachusetts, nos Estados unidos, onde morreram 58 pessoas, alertou a sociedade para a necessidade de normas e procedimentos na construção, manutenção, inspeção e operação destes equipamentos.
No Brasil, desde 1943 a CLT, de forma incipiente, contempla a preocupação com a segurança em caldeiras. Mas somente a partir de 1978 foi criada a norma sobrecaldeiras e recipientes sob pressão, a NR 13, que estabeleceu as medidas de segurança para os usuários destes sistemas. No final de 1994, a Secretaria de Segurança e Saúde no trabalho publicou no Diário Oficial da União, o novo texto da NR 13, elaborado por uma comissão composta por representantes das empresas, governo e trabalhadores.
NR 13 Caldeiras e Vasos sob Pressão

A Norma Regulamentadora13, cujo título é Caldeiras e Vasos de Pressão, estabelecem todos os requisitos técnicos e legais relativos à instalação, operação e manutenção de caldeiras e vasos de pressão, de modo a se prevenir a ocorrência de acidentes do trabalho. A NR 13 tem a sua existência jurídica assegurada, em nível de legislação ordinária, nos artigos 187 e 188 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Diversasvezes a falta de clareza quanto as especificidades criadas pela Norma Regulamentadora 13, NR-13, leva a fornecimentos inadequados de equipamentos, atrasos de entrega e desgaste desnecessário entre fornecedores e usuários de sistemas de selagem. O desconhecimento, ou o descuido, entre fornecedores é rampante com tendência a aumentar devido a internacionalização das cadeias de suprimento. A seleção deum fornecedor, nacional ou não, capacitado a fornecer equipamentos adequados perante a NR13 não é tarefa fácil. Este artigo busca colocar um pouco de luz sobre o assunto, fornecendo uma base comum de informações para facilitar a comunicação entre fornecedores e usuários. Obviamente o estudo detalhado da NR-13 é obrigação de todos aqueles envolvidos no processo de compra, fornecimento ou...
tracking img