Novas tecnologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5631 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Nova tecnologia - usinagem de alta velocidade
A tecnologia industrial chamada usinagem com altas velocidades, ou HSM (High Speed Machining), era dominada por apenas seis países no mundo.
Agora são sete. O Brasil acaba de entrar nesse seleto grupo, graças ao trabalho da equipe do professor Reginaldo Teixeira Coelho, da Escola de Engenharia de São Carlos, ligada à USP.
Precisão dimensional
Acapacitação brasileira nesta área do conhecimento é considerada estratégica para a indústria nacional, uma vez que a usinagem em altas velocidades está impondo novos padrões de produtividade e qualidade ao setor industrial.
"A HSM não só economiza tempo de produção como proporciona maior precisão dimensional e melhor acabamento para as peças usinadas".
O processo HSM consiste em submeter omaterial a cortes, desbastes ou acabamentos em velocidades de cinco a dez vezes maiores do que as utilizadas em usinagens convencionais.
A técnica foi concebida no início do século 20, mas somente no fim da década de 1980 foi alcançada a tecnologia necessária para que ela fosse colocada em prática.
Máquinas, ferramentas e software
Os desafios para a execução da usinagem com altas velocidades envolvemo desenvolvimento de três áreas distintas: máquinas, ferramentas e software.
"Os atuais programas para usinagem, chamados CNC, são extremamente longos e não é mais possível escrevê-los manualmente como se fazia no passado", ressaltando que somente cinco empresas no mundo comercializam softwares adequados para HSM.
Usinagem sem fluido de corte
O projeto iniciou-se em fevereiro 2006 e está seencerrando agora, depois de alcançar avanços importantes em diversas operações de usinagem, como torneamento, fresamento e rosqueamento.
Especificamente no rosqueamento, a equipe obteve resultados superiores aos de países como os Estados Unidos.
 Outra vantagem da usinagem com alta velocidade é a dispensa de um fluido de corte. Nas fabricações convencionais é necessário utilizar óleo ou uma emulsãode óleo com água para proteger a peça fabricada e a ferramenta que a corta do calor gerado pelo atrito e evitar a formação de "cavacos" (lascas de metal).
Com a alta velocidade, no entanto, o tempo de contato da ferramenta com a peça é tão pequeno que as partes pouco se aquecem, proporcionando um processo adiabático (no qual não há troca de calor). Quando muito, é utilizado apenas ar comprimido.Também nesta área o grupo brasileiro inovou, usando ar gelado em alguns processos.
Moldes para plásticos
Por confeccionar peças em muito menos tempo, a HSM representa um considerável ganho de produtividade, além de proporcionar precisão dimensional e rugosidade baixíssima, menor que um micrômetro (0,001 mm), o que significa uma superfície extremamente lisa e adequada para moldes de injeção deplástico.
Com a HSM, um molde da indústria de injeção de plásticos, por exemplo, pode ser fabricado na metade do tempo gasto pelo processo convencional. Se o material das peças for de corte fácil, como compósitos à base de resina ou ligas de alumínio, esse tempo cai para um décimo do período de usinagem comum.
No Brasil, uma empresa espera em média seis meses entre a encomenda do molde e o iníciode sua utilização. Isso, dentre outros fatores, leva indústrias de grande porte a encomendar moldes no exterior. (Fonte: Site Inovação Tecnológica)

Kanban - uma ferramenta para puxar a produção
As empresas enfrentam inúmeros problemas, dos quais muitos se tornam crônicos. Um problema muito comum é o alto percentual de clientes perdidos por não cumprir os prazos de produção ou por nãoentregá-lo no momento correto. Isto causa um impacto negativo no atendimento ao cliente e impede a empresa de conhecer qual sua verdadeira demanda por produtos, afetando sua saúde financeira.
Geralmente essas situações acontecem por diversos problemas como:
- Estoques de matéria prima e embalagem desbalanceadas;
- Uso inadequado da capacidade instalada;
- Máquinas e equipamentos em mau estado;
-...
tracking img