Conceitos contabeis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5524 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CONTABILIDADE E PATRIMONIO
A Contabilidade é o instrumento que fornece o máximo de informações úteis para a tomada de decisões dentro e fora da empresa. Auxilia as pessoas a controlar seus patrimônios e tomarem decisões, todas as movimentações que houver no patrimônio de uma empresa são registradas pela Contabilidade. Resume os dados registrados em forma de relatórios e os entrega aosinteressados em conhecer a situação da empresa que analisam os resultados obtidos e tomam as decisões em relação aos fatos futuros.Sendo importante para: análise e interpretação de dados financeiros; planejamento e controle do patrimônio (pessoal ou empresarial); cooperação, coordenação e comunicação com outras áreas da empresa.
Patrimônio é o conjunto de Bens pertencentes a uma pessoa ou a uma empresa.Compõe-se de valores a receber. Para a Contabilidade esses valores a receber são denominados de Direitos, relacionando-se apenas os Bens e os Direitos, não se pode identificar a verdadeira situação de uma pessoa ou empresa. Faz-se necessário evidenciar as Obrigações (dívidas) referentes aos bens e direitos. A palavra Patrimônio tem sentido amplo: de uma lado temos o conjunto de Bens e Direitos deuma pessoa ou empresa e de outro lado as Obrigações a serem pagas.
BALANÇO PATRIMONIAL
O Balanço Patrimonial é não mais do que uma “fotografia” instantânea do valor patrimonial de uma empresa numa determinada data o Balanço apresenta aquilo que a empresa tem e que pode utilizar na sua atividade, e aquilo que a empresa deve num determinado momento; a diferença entre o que a empresa tem e o quedeve representa o seu valor. Aquilo que a empresa tem é dado o nome de Passivo; a diferença entre o Ativo e o Passivo, ou seja o valor da empresa, é dado o nome de Capital Próprio.Uma das principais atividades realizadas dentro da Gestão Patrimonial com certeza é o fechamento do Balanço Patrimonial. A principal função do balanço patrimonial é fornecer um quadro preciso da contabilidade e situaçãofinanceira da empresa em um certo período ( geralmente o balanço é feito sobre o período de competência). O balanço patrimonial é considerado uma das principais declarações financeiras de uma empresa e deve ser produzido de maneira precisa e rigorosa, afim de auxiliar um Controle do Patrimônio eficiente. Nos dias atuais, devido à complexidade de informações e à importância das demais demonstraçõescontábeis não podemos centralizar nossas análises apenas no balanço, pois para obtermos uma análise mais minuciosa de uma entidade necessitamos de outras informações que o balanço por si só não é capaz de nos fornecer. O balanço é apresentado em vários modelos com características específicas. O tipo de balanço mais conhecido é o balanço patrimonial das empresas privadas. O balanço patrimonialé sem dúvida o modelo mais conhecido dos contabilistas e estudantes de contabilidade. Sua estrutura apresenta exclusivamente as contas que se referem ao patrimônio das entidades (caixa, bancos, imóveis, veículos, fornecedores, contas a pagar, impostos a recolher, capital social, etc), divididas em dois famosos grupos, o ativo e o passivo.
O TRABALHO DO CONTADOR E OS USUÁRIOS DA CONTABILIDADEContador é o profissional que lida com a área financeira, econômica e patrimonial. Ele é responsável pela elaboração das demonstrações contábeis e pelo estudo dos elementos que compõem o patrimônio monetário das companhias. Para o contador, cada número tem seu significado, tudo é importante, pois cada dado que ele avalia traduz a representatividade dos negócios de uma empresa. Com isso, ele recomendaas atitudes a serem tomadas que visem solucionar problemas financeiros. Deve sempre estar atualizado com as leis que regem o patrimônio das pessoas jurídicas (empresas), bem como às datas e prazos das obrigações fiscais e interpretar corretamente os dados coletados, para assim adotar os procedimentos necessários para o crescimento da empresa ou instituição.
Os usuários são as pessoas que se...
tracking img