Ferramentas da qualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2793 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO
No cenário econômico atual, cada vez mais as organizações buscam a melhoria contínua da qualidade de seus processos e produtos, visando satisfação total de seus clientes. Dentre as metodologias utilizadas para este fim destacam-se os métodos de análise e melhoria de processos fundamentados no emprego das “Ferramentas da Qualidade”. Com intuito de abordar a importância destasferramentas, este relatório apresenta um estudo de caso no qual tais ferramentas são empregadas no Sistema da Qualidade de uma determinada empresa.

2. OBJETIVO
Esta WebQuest consiste na aplicação das ferramentas da qualidade por meio de um exemplo prático de estudo de caso do SGQ - Sistema de Gestão da Qualidade de uma empresa. A prática na busca da solução de problemas tem mostradoque em muitas das vezes não conseguimos encontrar uma solução satisfatória, face a não utilização de uma metodologia adequada. Neste relatório, mostraremos a importância das ferramentas na identificação dos problemas, na priorização, até encontrar a causa raiz dos mesmos, finalizando com sugestão da solução da causa. Proporcionando a todos uma metodologia e ferramentas eficientes nos processos damelhoria da qualidade e na busca da excelência da qualidade dos serviços.

3. ESTUDO DE CASO 06
O estudo de caso sobre as ferramentas da qualidade será aplicado no SGQ – Sistema de Gestão da Qualidade de uma empresa que apresenta os seguintes problemas:

a) Análise Crítica não realizada.
b) Falta de atendimento de um item da norma.
c) Atraso na auditoria.

2.1Metodologia de Solução de Problemas
A metodologia utilizada neste estudo de caso para solução dos problemas no SGQ da empresa será Brainstorming e Diagrama de Ishikawa ou Causa e Efeito.
Brainstorming é uma ferramenta simples, porém com bastante utilização nas organizações. Está associada à criatividade e é muito usado nas organizações, com o propósito de gerar ideias que possamsolucionar um determinado problema. Este exercício consiste em reunir um grupo de pessoas com um determinado problema, e deixar que todos expressem livremente as suas ideias e dêem suas sugestões. O seu nome deriva de BRAIN = mente e STORMING = tempestade, que pode traduzir como: Tempestade Cerebral ou Tempestade de Ideias. Este método foi inventado por Alex F. Osborn, em 1993, quando ele presidia, naépoca, uma importante agência de propaganda.
O Diagrama de Causa e Efeito também conhecido como Diagrama de Ishikawa, permite a organização das informações, possibilitando a identificação das possíveis causas dos problemas. Para utilizar esta ferramenta de forma correta, é necessário seguir uma sequência de ações, para que consiga atingir o resultado esperado. O diagrama de Ishikawa conduza inúmeras causas, sem estabelecer exatamente quais as raízes do problema.

2.2 Aplicação das Ferramentas da Qualidade

2.2.1 Brainstorming – Problema “a”
A aplicação do Braisntorming foi utilizada pelos integrantes do grupo da seguinte maneira:

a) Primeira Etapa: Construção da equipe – a equipe foi formada pelos “participantes do grupo de trabalho” e foi eleito umrepresentante para secretariar a reunião que tinha a responsabilidade de anotar as ideias de cada membro.

b) Segunda Etapa: Definir foco e enfoque – o foco escolhido foi “Análise Crítica não realizada” e o enfoque foi a pergunta “Quais foram os motivos que levaram a não realização da Análise Crítica pela Direção?”

c) Terceira Etapa: Geração de Ideias – definido foco e enfoque começou a surgirmuitas ideias de todos os participantes, listadas abaixo:

✓ Participação da diretoria em alguma feira ou congresso.
✓ Necessidade de adiamento por doença do presidente ou do RD.
✓ A empresa está dando prejuízo e a equipe da qualidade foi reduzida ou desmobilizada.
✓ A empresa ganhou um pedido muito grande e todos estão envolvidos para poder atender no prazo, e todas...
tracking img