Projeto de uma unidade de beneficiamento de hortaliças

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2249 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
FACULDADE DE ENGENHARIA AGRÍCOLA

PROJETO DE UMA UNIDADE DE BENEFICIAMENTO DE HORTALIÇAS

Anteprojeto parte da avaliação obrigatória da disciplina FA 978, Projeto Integrado I, sob a responsabilidade dos Profs. Dr. Roberto Testezlaf, Barbara Mederos, Nilson Arraes.

Marina Sampaio Slussarek RA: 045289

1

CAMPINAS- SP
MAIO 2009

1. Responsável:
Marina Sampaio Slussarek RA: 045289
E-mail: marina.slussarek@agr.unicamp.br

2. Área e tipo do projeto:
Dentro do contexto da disciplina FA 978 – Projeto Integrado I, o presente trabalho enquadra-se em um projeto do tipo Engenharia, pois tem por finalidade o dimensionamento de uma unidade de beneficiamento de produtos hortícolas. Aárea de projeto é Tecnologia de Processos Agrícolas.

3. Assessoria Técnica:
O professor responsável pela assessoria técnica do presente projeto é:
Sylvio Luis Honório



4. Cliente:
Ricardo Mendonça
Propriedade: Chácara Boa Esperança. Barão Geraldo – Campinas.
[pic]
Figura 1: Localização da propriedade.
A chácara não possui endereço,porém sua localização pode ser visualizada no mapa apresentado na Figura 1.

5. Problematização:

O cliente deste projeto é responsável pela produção de uma variedade de produtos hortícolas e seu principal cliente é uma rede de supermercados. Através das exigências do seu próprio mercado consumidor por um produto com qualidade, o cliente percebeu a necessidade de possuir umaunidade de beneficiamento capaz de atender sua capacidade produtiva e de manter a qualidade dos seus produtos, permitindo que possua maior durabilidade no mercado.
O cliente já possui uma estrutura onde realiza o beneficiamento dos produtos hortícolas, porém essa estrutura não está apta a atingir os seus objetivos, pois não se enquadra em algumas especificações para uma unidade de beneficiamentoexigidas pelos supermercados como, por exemplo: não possui piso, azulejos, forro, separação de área limpa e área suja, utiliza equipamentos inadequados para a lavagem das hortaliças, entre outros problemas. O cliente informou que atualmente algumas redes de supermercados estão realizando uma auditoria nas unidades de beneficiamento em que o produtor necessita se enquadrar em algumas especificaçõesexigidas a respeito do beneficiamento dos produtos.
O cliente necessita aplicar em sua produção e também na unidade de beneficiamento as Boas Praticas recomendadas para melhor conservação e segurança do alimento. Portanto, também estão no escopo deste projeto as recomendações de boas práticas agrícolas, através do manual de Boas Práticas Agrícolas e treinamentos aos funcionários.6. Solução:

Verificando as necessidades do cliente, a solução proposta é dimensionar uma unidade de beneficiamento que consiga atender todas as normas exigidas pelo mercado e pela legislação pertinente. Será verificada a possibilidade de utilizar a estrutura existente, mas a pedido do cliente haverá a necessidade de ampliação da área e também reformas na área atual.
O objetivo docliente será atingido, pois dessa forma conseguirá manter seu mercado consumidor (rede de supermercados) e, além disso, poderá ampliar para novos mercados.

7. Especificações de produtos:

O produto a ser entregue ao final desta disciplina é um anteprojeto contendo todos os levantamentos preliminares necessários para dar continuidade ao projeto com a disciplina FA 072 – ProjetoIntegrado II, que terá como produto final um projeto executivo.
Este projeto executivo será composto por: memorial de cálculo, memorial descritivo, planta da unidade de beneficiamento com a disposição dos equipamentos que serão utilizados, lista com os equipamentos necessários e suas especificações, descrição da viabilidade econômica da implantação do projeto e manual com as Boas Práticas com...
tracking img