Normas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1946 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ÍNDICE
Introdução 2
O que é um questionário? 3
Utilidade e importância dos questionários 3
Construção das questões 3
Tipos de questões 4
Tipos de questionários 6
Apresentação do questionário 6
Vantagens e desvantagens de um inquérito por questionário 7
COMENTARIOS 8
Bibliografia 9


Introdução



Embora nem todos os projectos de pesquisa utilizem o questionário como instrumentode recolha e avaliação de dados, este é muito importante na pesquisa científica, especialmente nas ciências da educação. Construir questionários não é, contudo, uma tarefa fácil, mas aplicar algum tempo e esforço na sua construção pode ser um factor favorável no “crescimento” de qualquer investigador.
Não existe um método-padrão para se formular um questionário. Porém, existem algumasrecomendações, bem como factores a ter em conta relativamente a essa importante tarefa num processo de pesquisa.
O objectivo deste trabalho é, assim, discutir a construção de um questionário apresentando-se sugestões de tarefas e cuidados a serem tomados, dentro de uma sequência lógica, de modo a que este instrumento tenha eficácia para a finalidade a que se destina.








O que é um questionário?Um questionário é um instrumento de investigação que visa recolher informações baseando-se, geralmente, na inquisição de um grupo representativo da população em estudo. Para tal, coloca-se uma série de questões que abrangem um tema de interesse para os investigadores, não havendo interacção directa entre estes e os inquiridos.




Utilidade e importância dos questionários


Umquestionário é extremamente útil quando um investigador pretende recolher informação sobre um determinado tema. Deste modo, através da aplicação de um questionário a um público-alvo constituído, por exemplo, de alunos, é possível recolher informações que permitam conhecer melhor as suas lacunas, bem como melhorar as metodologias de ensino podendo, deste modo, individualizar o ensino quando necessário.
Aimportância dos questionários passa também pela facilidade com que se interroga um elevado número de pessoas, num espaço de tempo relativamente curto.
Estes podem ser de natureza social, económica, familiar, profissional, relativos às suas opiniões, à atitude em relação a opções ou a questões humanas e sociais, às suas expectativas, ao seu nível de conhecimentos ou de consciência de umacontecimento ou de um problema, etc.


Construção das questões



Sempre que um investigador elabora e administra um inquérito por questionário, e não esquecendo a interacção indirecta que existe entre ele e os inquiridos, verifica-se que a linguagem e o tom das questões que constituem esse mesmo questionário, são de elevada importância.
Assim, é necessário ser cuidadoso na forma como se formula asquestões, bem como na apresentação do questionário.

Na elaboração de um questionário é importante, antes de mais, ter em conta as habilitações do público-alvo a quem ele vai ser administrado. É de salientar que o conjunto de questões deve ser muito bem organizado e conter uma forma lógica para quem a ele responde, evitando-as irrelevantes, insensíveis, intrusivas, desinteressantes, com umaestrutura (ou formato) demasiado confusos e complexos, ou ainda questões demasiado longas.
Deve, o investigador, ter o cuidado de não utilizar questões ambíguas que possam, por isso, ter mais do que um significado, que por sua vez, levem a ter diferentes interpretações. Não deve incluir duas questões numa só (double-barrelled questions), pois pode levar a respostas induzidas ou nem sempre relevantes,além de não ser possível determinar qual das “questões” foi respondida, aquando o tratamento da informação.
O investigador deve ainda evitar questões baseadas em pressuposições, pois parte-se do princípio que o inquirido encaixa numa determinada categoria e procura informação baseada nesse pressuposto.
É também necessário redobrar a atenção ao formular questões de natureza pessoal, ou que...
tracking img