Mecanosensores de insetos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1638 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO DE FISIOLOGIA ANIMAL

MECANORRECEPTORES EM ANTENAS DE HYMENOPTEROS
ÓRGÃO DE JOHNSTON

Discentes: Letícia Ramos de Menezes

Curso: Ciências Biológicas (bacharelado) Período: 4º

Docente: Alexandre Vieira

Alfenas
Janeiro de 2013
Resumo
Este trabalho buscou descrever o funcionamento de Receptores Sensoriais de insetos da ordem,Hymenoptera (formigas, vespas e abelhas), do tipo mecanorreceptores, mais especificamente, o órgão de Johnston, um dos mais estudados em função da sua grande importância na percepção do som.

Introdução
Os órgãos sensitivos dos insetos, normalmente, são de tamanho microscópico e ficam localizados principalmente na parede de seu corpo. Atualmente têm-se conhecimento de três tipos fundamentais de órgãossensoriais, sendo eles os e sentido mecânico, de sentido químico e órgãos visuais.
As antenas nos insetos funcionam como sensores para o monitoramento do ambiente físico e químico e, portanto, possuem mecanosensores e uma variedade de receptores capazes de perceber estímulos olfativos, de contato químico, de umidade, de temperatura. Quimiorreceptores na antena são importantes para busca,reconhecimento e discriminação de alimentos apropriados, acasalamento e detecção do habitat, enquanto os mecanorreceptores na antena desempenham papéis críticos ao evitar súbitos ataques de predadores e são também importantes na percepção de objetos físicos que estão em torno de um animal.
O sensor tátil da antena pode ser especialmente importante em insetos noturnos, que freqüentemente tem que reconhecero ambiente físico em condições de completa escuridão. Um comportamento particularmente interessante é o movimento antenal exploratório durante uma busca em um ambiente. Este movimento ativo pode fornecer informação tátil sobre o ambiente físico mais efetivamente do que aquela obtida com antenas imóveis.

Tipos de Antena
Existem dois tipos principais de antenas: as segmentadas e as flageladas. Aprimeira possui segmentos com aproximadamente a mesma forma e músculos em todos os segmentos, exceto o mais distal, enquanto a segunda possui dois segmentos basais, o escapo e o pedicelo, e um flagelo geralmente composto de muitos segmentos de formas similares. As junções, que conectam os segmentos flagelares, são flexíveis, mas podem mover-se somente passivamente, enquanto que as junções entreo escapo e o pedicelo e entre a cabeça e o escapo possuem músculos que permitem que eles se movam ativamente.
Deste modo, mecanorreceptores no flagelo fazem contato com objetos, enquanto aqueles presentes nos dois segmentos basais (escapo e pedicelo) podem desempenhar uma função proprioceptiva para monitorar a orientação antenal. A detecção da posição de um objeto pode ser calculada quando ossinais de saída táteis do flagelo e dos mecanorreceptores no escapo e pedicelo são combinados no sistema nervoso central. Na Figura 1: uma micrografia obtida por microscopia eletrônica de varredura (MEV) da formiga Pachycondyla marginata mostrando sua antena flagelada.

Figura 1: S (escapo), P (pedicelo)

Os Mecanorreceptores
São quatro os tipos básicos de estruturas mecanosensoras existentes: ospelos, sensilas campaniformes, órgãos cordotonais e os receptores de tensão. Estas são encontradas em vários segmentos das antenas de insetos, e podem, em princípio, funcionar como próprio- e exteroreceptores. Podem ser encontrados sozinhos ou em grupos, para formar, por exemplo, placas ou lâminas de pelos (pelos de Böhm) e o órgão de Johnston, um dos mecanosensores mais estudados devido àcrescente constatação de sua importância funcional.

Órgão de Johnston
O órgão de Johnston está localizado no segundo segmento antenal (pedicelo) de insetos de diferentes ordens, como, Orthoptera, Coleoptera, Himenóptera, Díptera, Lepidóptera e Ephemeroptera. Morfologicamente o órgão de Johnston é caracterizado pela presença de conjuntos de unidades sensoriais que consistem de neurônios sensoriais e...
tracking img