Norma contabeis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4867 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Este trabalho tem com finalidade apresentar alguns pontos do CPC, para um melhor entendimento e aplicação no trabalho diário de um contabilista.

CPC 01: Redução ao Valor Recuperável de Ativos
Objetivo e alcance
O objetivo do Pronunciamento Técnico CPC 01 – Redução ao Valor Recuperável de Ativos é definir procedimentos visando a assegurar que os ativos não estejam, registradoscontabilmente por um valor superior àquele passível de ser recuperado no tempo por uso nas operações da entidade ou em sua eventual venda. Processo de identificação da existência de ativos desvalorizados.
A entidade deve avaliar, no mínimo por ocasião da elaboração das demonstrações contábeis anuais, se há alguma indicação de que seus ativos ou conjunto de ativos porventura perderamrepresentatividade econômica, considerada relevante. Se houver indicação, a entidade deve efetuar avaliação e reconhecer contabilmente a eventual desvalorização dos ativos.
As seguintes indicações, entre outras, devem ser consideradas: Fontes externas observadas durante o período ou por ocasião da elaboração das demonstrações contábeis.
(a) O valor de mercado do ativo diminuiu sensivelmente, mais do queseria de se esperar como resultado da passagem do tempo ou do uso normal;
(b) Ocorreram, ou ocorrerão em futuro próximo, mudanças significativas no ambiente tecnológico, de mercado, econômico ou legal, no qual a entidade opera ou no mercado para o qual o ativo é utilizado;
(c) As taxas de juros de mercado, ou outras taxas de mercado de retorno sobre investimentos aumentaram, e esses acréscimosprovavelmente afetarão a taxa de desconto utilizada no cálculo do valor de um ativo em uso e diminuirão significativamente o seu valor recuperável;
(d) O valor contábil do patrimônio líquido da entidade se tornou maior do que o valor de suas ações no mercado. Determinação do valor recuperável;
O Pronunciamento define valor recuperável como o maior valor entre o preço líquido de venda do ativo e oseu valor em uso. Caso um desses valores exceda o valor contábil do ativo, não haverá desvalorização nem necessidade de estimar o outro valor.
Ao determinar esse valor, a entidade pode considerar o resultado de transações recentes para ativos semelhantes, dentro do mesmo setor em que opera.
O valor em uso de ativos será estimado com base nos fluxos de caixa futuros derivados do uso contínuo dosativos relacionados, utilizando-se uma taxa de desconto para trazer esses fluxos de caixa a valor presente.
Os fluxos de caixa futuros devem ser estimados para o ativo em sua condição atual. Se não for possível estimar o valor recuperável de cada uma das unidades do ativo, a entidade deve determinar o valor recuperável da unidade geradora de caixa à qual o ativo pertence.
Considera-se que o valorrecuperável de um ativo, individualmente, não pode ser determinado se:
:(a) o valor do ativo em uso, isoladamente, gera valores insignificantes de caixa, nitidamente desvinculados do que seria o valor de retorno do ativo no mercado.
(b) o ativo não gera entradas de caixa que possam ser em grande parte independentes daquelas provenientes de outros ativos. Reconhecimento das perdas.
Se o valorrecuperável do ativo for menor que o valor contábil, a diferença existente entre esses valores deve ser ajustada pela constituição de provisão para perdas, redutora dos ativos, em contrapartida ao resultado do período. Caso essa reserva seja insuficiente, o excesso deverá ser contabilizado no resultado do período.

CPC 02 : Efeitos das Mudanças nas Taxas de Câmbio e Conversão de DemonstraçõesContábeis
Objetivo e alcance
O objetivo do Pronunciamento Técnico CPC 02 – Efeitos das Mudanças nas Taxas de Câmbio e Conversão de Demonstrações Contábeis é como registrar transações em moeda estrangeira e operações no exterior nas demonstrações contábeis de uma entidade no Brasil, registrar as variações cambiais dos ativos e passivos em moeda estrangeira e como converter as demonstrações...
tracking img