Normas contabeis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1211 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Normas Brasileiras de Contabilidade.
As Normas Brasileira de Contabilidade (NBC) constituem-se em um conjunto de regras e procedimentos de conduta que devem ser observados como requisitos para o contador seguir ,bem como os conceitos doutrinários ,principio, estrutura técnica e procedimentos a serem aplicados na realização dos trabalhos de acordo com as normas aprovadas pelo Conselho Federal deContabilidade (CFC).
As NBC são convergentes com as Normas Internacionais de Contabilidade emitidas pelo IASB (Comitê Internacional de Normas Contábeis e Normas Internacionais de Auditoria e Asseguração e as Normas Internacionais de Contabilidade para o Setor Publico emitidas pela Federação Internacional de Contadores (IFAC).
As normas compreendem o Código de Ética Profissional do Contabilista,Normas de Contabilidade, Normas de Auditoria Independente e de Asseguração, Normas de Auditoria Interna e Normas de Pericia que são submetidas à audiência publica como regulamentado pelo CFC e estão classificados em Profissionais e Técnicas.
Normas Profissionais.
As Normas Profissionais estabelecem regras de exercício profissional, com base no prefixo NBC P e sua estrutura está dividida em:
•Normas Profissionais do Auditor Independente: estabelece que as condições de competência técnico profissional, de independência e responsabilidade na execução dos trabalhos, fixação de honorários, guarda de documentação e sigilo absoluto do método de trabalhado do auditor interno e de especialistas de outras áreas.
• Normas Profissionais do Perito Contábil: estabelece que as condições decompetência técnico profissional, de independência e responsabilidade na execução dos trabalhos, impedimentos, recusa de trabalho, fixação de honorários, sigilo e utilização de trabalho de especialistas.
• Normas Profissionais do Auditor Interno: estabelece que as condições de competência técnico profissional, de independência e responsabilidade na execução dos trabalhos, da guarda de documentação e sigiloda parte do auditor independente e utilização de trabalho de especialistas.
• Normas para a Educação Profissional Continuada: atividade programada, formal e reconhecida que o contador, na função de auditor independente, com registro no Conselho Regional de Contabilidade, inscrito no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI), e aquele com cadastro na Comissão de Valores Mobiliários(CVM), e os demais contadores que compõem o seu quadro funcional técnico devem cumprir, o objetivo de manter, atualizar e expandir seus conhecimentos para que o mesmo esteja preparado para exercer sua profissão com êxito.
• Normas para o exame de Qualificação Técnica: este exame serve para avaliar o nível de conhecimento e a competência do técnico profissional necessária para atuar na área daauditoria independente. Esta norma aplica-se aos contadores que pretendem obter sua inscrição no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI), desde que comprovem estarem regularmente, registrados no Conselho Regional de Contabilidade.
Competência técnico-profissional.
Deve seguir o nível de competência profissional de acordo com os Princípios Fundamentais da Contabilidade e das NormasBrasileira de Contabilidade, técnicas contábeis, especialmente na área de auditoria, legislações essenciais à profissão, conceitos e técnicas administrativas.
Antes de aceitar o trabalho, o auditor deverá obter conhecimento preliminar da atividade da entidade a ser auditada, para que o mesmo possa analisar se está apto para assumir a responsabilidade do serviço que será realizado.
Independência.
Oauditor deve ser independente, não pode existir nenhum vínculo com a empresa que ele irá auditar, pois poderá afetar em sua opinião mediante aos fatos.
Responsabilidade do auditor na execução dos trabalhos.
O auditor deve ter o máximo de cuidado e atenção na realização dos trabalhos e na exposição de suas conclusões.
Honorários.
O auditor deve documentar seus honorários a partir da avaliação de...
tracking img