Noel rosa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (626 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
NOEL ROSA

No dia 11 de dezembro de 1910, nascia no bairro da Vila Izabel na cidade do Rio de Janeiro, o sambista e compositor Noel de Medeiros Rosa, que mais tarde seria carinhosamente conhecidocomo “o poeta da vila”.
Durante o seu nascimento, um parto difícil, para não perderem mãe e filho, os médicos usaram o fórceps para ajudar, o que acabou causando-lhe a lesão no queixo, que oacompanhou por toda a vida, aos 06 e 12 anos passou por cirurgias para amenização do problema, que infelizmente não o deixaram menos desfigurado.
Filho de Manuel Medeiros Rosa, que era gerente de camisaria,e da professora Marta de Azevedo, foi alfabetizado pela mãe e aos 13 anos foi matriculado no Colégio Maisonnete, em seguida foi para o colégio São Bento onde ficou até 1.928, e recebeu o apelido de:“queixinho”. Aprendeu tocar bandolim com sua mãe e no colégio fazia sucesso entre os meninos e meninas que gostavam de ouvi-lo tocar, com o tempo trocou para o instrumento que o tornaria célebre: oviolão.
Sua mãe Marta, sustentou os dois filhos: Noel, e Helio que nasceu em 1.914, com o que ganhava lecionando, enquanto o pai foi trabalhar como agrimensor, porém a grande preocupação de sua mãe foisempre Noel, pois era magro, debilitado e sempre franzino, toda vez que Noel saia a mãe lhe pedia que não se demorasse, chegando em determinada ocasião a lhe esconder suas roupas para que o filho nãosaísse de casa, quando os amigos chegaram para lhe chamar, ele gritou: “ Com que roupa?”, o que o inspirou a compor seu grande primeiro sucesso do carnaval de 1.931, e que vendeu 15.000 cópias.Foi para a faculdade de medicina, para grande alegria da família , porém não concluiu, retornando para a música, sua grande paixão.
Noel foi um grande boêmio, sempre em bares, compondo e tocando, semdinheiro, vivia à custa de poucos trocados que recebia de suas composições e do auxílio de sua mãe. Mas tudo que ganhava era gasto com a boemia, com as mulheres e com a bebida.
Casou-se com...
tracking img