”Quais dificuldades as empresas brasileiras enfrentam para a criação de conhecimento novo ?”

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (297 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
”Quais dificuldades as Empresas Brasileiras enfrentam para a criação de Conhecimento Novo ?”



Nas últimas três décadas, as organizações brasileiras, tanto privadas como publicas, passarama se conscientizar da importância da revisão dos seus modelos de gestão.
As organizações nacionais já desenvolvem esforços no sentido de recuperar o tempo perdido, é possível avaliar aaplicabilidade dessas novas práticas gerenciais que garantirão a sobrevivência num mercado cada vez mais globalizado e competitivo.
A gestão do conhecimento é uma ferramenta importante no processosistemático de identificação, criação, renovação e aplicação dos conhecimentos, estratégicos na vida de uma organização.
Há alguns desafios a vencer a Gestão do Conhecimento, como: influenciar ocomportamento do trabalhador, fazer com que as lideranças da organização comprem a idéia e, por fim, determinar como classificar o conhecimento.
O novo conhecimento sempre começa com oindividuo. Um pesquisador brilhante tem uma idéia que leva a uma nova patente. O senso intuitivo de um gerente médio sobre as tendências do mercado toma-se o catalisador para um conceito importante denovo produto. Um trabalhador de chão de fabrica traz consigo anos de experiência para aparecer com uma inovação para um processo novo. Em cada caso. O conhecimento pessoal de um individuo étransformado em conhecimento organizacional, valido para a empresa como um todo.
Enfim a criação do conhecimento é algo complexo, pois dependerá muito da visão e a missão de cada empresa, diante detais fatos, Concluímos que muitas empresas brasileiras devem mudar seus conceitos de gestão para gestão participativas, onde as “boas idéia” independente do nível hierárquico, sejam aproveitadascriando um vinculo entre empresa e colaborador na busca pelo sucesso.

Fonte


http://www.webartigos.com/articles/41957/1/A-CRIACAO-DE-CONHECIMENTO-NA- EMPRESA/pagina1.html#ixzz1JWfYL0dw...
tracking img