Nike

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1066 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Ate a época de 1998, a empresa Nike utilizava uma estratégia genérica de diferenciação onde seu produto era o único perante as industria.
Nessa mesma época seu produto diferencial era inovador, aonde a empresa desenvolve solas de borracha para tênis, que se mostram mais aderentes do que existiam ate então.
Segundo Porter (2004 pg. 39), “estratégia genérica de diferenciação proporcionaisolamento contra a rivalidade competitiva devido a lealdade dos consumidores com relação a marca como também a conseqüente menor sensibilidade ao preço. Ela também aumenta as margens , o que inclui a necessidade de uma posição de baixo custo. A lealdade resultante do consumidor e a necessidade de um concorrente superar a supremacia colocam barreiras a entrada”.
Percebendo que estava perdendoclientes para os concorrentes, a Nike passou a utilizar estratégias de desenvolvimento de produtos. Segundo (Ansoff, 1891) “a empresa busca vender outros produtos a clientes regulares, freqüentemente intensificando os canais existentes de comunicação”. Adotando também a estratégia de diversificação, que segundo (Ansoff, 1981), “sendo o mais arriscado das estratégias, a empresa normalmente foca nacomunicação explicando porque está entrando em novos mercados com novos produtos, visando ganhar credibilidade”.
No entanto a Nike em vez de mudar as praticas tradicionais da empresa procurou um contato direto com seus consumidores. A organização deixou a estratégia antiga de divisões de produtos – calçados, roupas e acessórios – por outras categorias como futebol, basquete, corridas, esportes deação, roupas esportivas e itens para mulheres, buscando ganhar agilidade e diversidade para ampliar seus horizontes no mercado competitivo. A Nike também começou investir em marketing, que segundo Maximiliano (2009, p8), “é estabelecer e manter a ligação entre a organização e seus clientes, consumidores, usuários e público-alvo”. Um grande exemplo desse investimento em marketing são os contratosvitalícios que a Nike através dos atletas reconhecidos mundialmente como Ronaldo, Michael Jordan e Tiger Woods.
Com suas novas estratégias a marca Nike continua no ramo de produtos esportivos, porem hoje é líder no mercado, mas com uma diferença, suas mercadorias estão bem diversificadas.

2. Os objetivos estratégicos da Nike eram de se tornar líder mundial na produção de materiais esportivos.Objetivos estratégicos segundo (Maximiano, 2009 p 132):
• “definir estratégias e planejamento estratégico;
• Explicar como a organização pode fazer o diagnostico de sues pontos fortes e fracos e das ameaças e oportunidades
• do ambiente;
• Explicar quais são os componentes de um plano estratégico e como prepará-lo.”
Para ganhar mercado a Nike começou c a utilizar uma estratégia de chegar cada vezmais perto de seus consumidores, e começou a reescrever sua historia utilizando o marketing esportivo. “Quem disso que homem não pode voar”. Esse anúncio deu muito certo, ao verem o então desconhecido Michael Jordan voando para uma cesta de basquete, isso vez as vendas crescerem muito na época. A marca também utiliza, para promover sues produtos, os grandes eventos esportivos como a Copa do mundode Futebol.

3. No final da década de 90, a empresa não percebeu a tempo a queda de demanda de tênis caro no mercado americano e ainda foi atingida por acusações de grupos ativistas chamado de Comitê Nacional do Trabalho de uso de trabalho infantil nas fabricas subcontratadas na Ásia. Na mesma época a maioria de seus funcionários não eram sindicalizados, a empresa possuía cerca de 22700funcionários, dentre os quais apenas 600 eram sindicalizados e ganhavam cerca de U$ 3,00 por tênis produzido, o qual era vendido no mercado por até U$ 100,00, isso oferecia uma imagem negativa para a empresa internamente, pois pagava muito pouco para seus funcionários.
A marca já era reconhecida mundialmente e seus produtos eram vendidos em cerca de 18000 pontos de varejo nos EUA, e atuava em...
tracking img