Neuro

Páginas: 5 (1118 palavras) Publicado: 16 de março de 2014
H MEDULAR


É chamada assim porque está localizada no interior da coluna vertebral. O termo medula significa miolo, logo medula espinhal é o "miolo da espinha", medula óssea seria o "miolo do osso". Alguns autores ainda dizem que ela possui esse nome por ter o seguimento inferior semelhante a medula óssea. O que sabemos realmente é que a medula espinhal tem forma cilindróide, está situada nointerior do canal vertebral, mede aproximadamente 45 cm de comprimento e se estende do limite inferior do bulbo à 2º vértebra lombar, onde termina formando um cone.

Seu calibre não é totalmente uniforme, ela apresenta dois abaulamentos, um superior ou cervical também chamado de intumescência cervical e outro inferior ou lombar, chamado de intumescência lombar. Esses abaulamentos correspondemaos seguimentos da medula que dão origem ao plexo braquial e lombossacral. Possui maior diâmetro porque contêm maior quantidade de neurônios, logo mais fibras nervosas que entram e deixam a medula para a inervação dos membro e suas infinitas terminações nervosas.
Como já dito, a medula não é totalmente cilíndrica. Em sua topografia encontramos sulcos longitudinais que a percorrem em toda a suaextensão. Esses sulcos variam de forma dependendo da região da medula que esta sendo estudada. Na medula cervical ainda existe um outro sulco, o sulco intermediário posterior, situado entro o sulco mediano posterior e o sulco lateral posterior.
Na medula, a substância cinzenta tem um forma de letra "H" e localiza-se no interior da branca, sendo contrário ao encéfalo (nele a substância branca fica nointerior da cinzenta). Na substancia cinzenta distinguimos da cada lado três colunas, são os cornos medulares. São eles: corno anterior, corno posterior e corno lateral. No meio do "H" medular encontramos um canal, é o canal central da medula, resquício do tubo neural embrionário.
A substância branca é formada por fibras nervosas agrupadas em funículos, são eles:

- Funículo anterior: situadoentre a fissura mediana anterior e o sulco lateral anterior
- Funículo lateral: situado entre os sulcos lateral anterior e lateral posterior.
- Funículo posterior: situado entre o sulco lateral posterior e o sulco mediano posterior.

Então temos no "H" medular corpo de neurônios, pos isso a cor cinza e na substância branca encontramos os axônios ou prolongamentos dos neurônios. A substânciabranca funciona como uma verdadeira avenida de informações, conectando as mais diversas áreas do sistema nervoso periférico.
Conexão com os Nervos Espinhais

Nos sulcos lateral anterior e lateral posterior fazem conexão com pequenos filamentos nervosos denominados de filamentos radiculares, que se unem para formar, respectivamente, as raízes ventrais e dorsais dos nervos espinhais. As duasraízes se unem para formação dos nervos espinhais, ocorrendo à união em um ponto situado distalmente ao gânglio espinhal que existe na raiz dorsal. As raízes espinhais anteriores têm função motora e as raízes espinhais posteriores tem função sensitiva. É importante sabermos que os nervos espinhais entram e deixam o canal vertebral pelos forames intervertebrais.

Os Segmentos Medulares

A medulaespinhal é organizada em segmentos ao longo de sua extensão, esse segmentos são compostos por pares de nervos espinhais. São ao todo 31 pares de nervos espinhais, aos quais correspondem a 31 segmentos medulares. Os segmentos da medula cervical são oito (C1 a C8) e controlam a sensibilidade e o movimento da região cervical e dos membros superiores. Os segmentos torácicos (T1 a T12) controlam o tórax,abdome e parte dos membros superiores. Os segmentos lombares (L1 a L5) estão relacionados com movimentos e sensibilidade dos membros inferiores. Os sacrais (S1 a S5) controlam parte dos membros inferiores, sensibilidade da região genital e funcionamento da bexiga e intestino.
Observe na figura acima que a medula não ocupa todo canal vertebral. Ela termina ao nível de L2. Abaixo desse nível o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Neuro
  • neuro
  • neuro
  • Neuro
  • Neuro
  • neuro
  • Neuro
  • Neuro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!