Networking

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3568 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Tecnologia em Gestão da Produção Industrial

Professora: Diana Navas
Disciplina: Marketing Pessoal
e Profissional

Série: 01 Turma: MA Curso: TGP

São Paulo, 04 de Maio de 2011
Networking
Networking é a união dos termos em inglês "Net", que significa "Rede"; e "Working", que é "Trabalhando". O termo, em sua forma resumida, significa que quanto maior for à rede de contatos de umapessoa, maior será a possibilidade de essa pessoa conseguir uma boa colocação profissional.
Por exemplo: Existem reuniões, almoços e confraternizações com funcionários de várias empresas; lá eles se conhecem, trocam experiências e montam sua lista de contatos.
Relacionamento Estratégico
O relacionamento estratégico é a estratégia de formação de redes de contatos úteis. O networking se tornouum jargão entre muitas pessoas. Já o relacionamento estratégico não. O relacionamento estratégico define pessoas ou empresas a conhecer e como chegar a estas pessoas.
Razões para a criação de uma rede de contatos
1. Agregar novas experiências
2. Por melhor que alguém seja, não conseguirá fazer tudo sozinho
3. A força do grupo completa os pontos fracos de cada indivíduo
4.Satisfação pessoal em ajudar
Networking é a técnica de criar, desenvolver e manter uma rede de contatos informais, buscando criar condições para a satisfação de interesses mútuos. Trocando em miúdos, é uma espécie de toma-lá-dá-cá (mas assumido, bem resolvido e sem culpas), em que os participantes se mantêm em contato e buscam usar os recursos (essencialmente as informações ou a possibilidade de umaindicação ou apresentação) uns dos outros no momento da necessidade.
Como é um jogo de interesses assumido, e pouco tem de relação com amizade, você pode desenvolver sua rede de contatos com muito mais facilidade quando está em ascensão ou estabilizado em sua carreira, e um erro muito comum (que reduz muito as chances de sucesso) é preocupar-se ativamente com isso apenas no momento em que anecessidade surge, ou quando se atravessa uma situação difícil.
Criar e manter uma rede de contatos é uma atitude profissional racional, e não está relacionada a puxa-saquismo ou falsidade, a não ser que você confunda as coisas e tente mascarar como amizade os seus contatos cujo interesse é profissional – algo que tem grande chance de terminar mal.
Mas não coloque os pés pelas mãos: se você não temuma rede pessoal estruturada, comece reforçando ou reatando os contatos com as pessoas que você já conhece em seu próprio âmbito de atuação, e busque, a partir delas, ir expandindo a malha, contando com as apresentações e recomendações delas. Fazer isso aos poucos, sem jamais pedir um favor nos primeiros contatos, nem deixar o contato “esfriar” e só retornar a ele no momento de necessidade, é ocaminho certo a seguir. E usar recursos digitais, como o LinkedIn ou mesmo o e-mail, pode ser uma boa forma de agir, mas não pode ser a única!
Duas estratégias básicas com grande possibilidade de acerto:
1. Encontrar pessoas que conheçam as pessoas do círculo que você quer freqüentar
2. Freqüentar lugares abertos ao público em que estas pessoas estejam presentes – como eventos, palestras,exposições, etc.
Não parece a estratégia típica do novo-rico ou do alpinista social? Parece sim, e é basicamente a mesma técnica. O que pode diferir é a legitimidade do propósito, apenas. E, se for bem executado, não pega mal. Se for mal feito, ou se você não estiver à altura de realizar o que tinha em mente, em geral todo mundo logo vai perceber, não vai dar certo, e é capaz de fazer mais mal doque bem.
Sete boas razões para investir no networking
Se uma de suas preocupações na hora de incrementar a rede de contatos profissionais que a cerca é ser ignorado, repense. No lugar de querer receber, procure contribuir. Apresentamos sete motivos para seus contatos moverem seu cartão de visitas para a pasta “favoritos”.
Um dos motivos pelos quais você pode ser reticente na hora de fazer...
tracking img