Networking

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2310 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Networking



Conceito

Networking é a união dos termos em inglês "Net", que significa "Rede"; e "Working", que é "Trabalhando".

Em sua forma resumida, significa que quanto maior for a rede de contatos de uma

pessoa, maior será a possibilidade dessa pessoa conseguir uma boa colocaçãoprofissional.

“Networking é uma atitude, um jeito de viver, que valoriza a convivência em benefíciode todos”, afirma José Augusto Minarelli, autor de Superdicas de Networking Para Sua Vida pessoal e Profissional.

“Fazer networking é proporcionar o estabelecimento de uma rede de relações pessoais que permite a troca de idéias, conselhos, informações, referências, contratos e sugestões, onde a competência, habilidades e talentos são compartilhados e agregados”, afirma Andréa

Lébre, autoradeNetworking- Como criar, manter e usufruir de sua rede de conta.

Princípios básicos

“Quem conhece as pessoas certas e cultiva esses relacionamentos se beneficia da boa vontade, da solidariedade, dos recursos, da informalidade, do tempo e do conhecimento dessas pessoas”. Ao praticar networking, completa, somos ao mesmo tempo fornecedores e usuários das facilidades e ajudas das quais aspessoas precisam ou dispõem.

“O networking é uma ferramenta válida tanto para quem deseja encontrar emprego em outra empresa quanto para quem deseja avançar na companhia na qual já trabalha”, diz Carmelina Nickel, consultora da DBM e especialista no tema. “É por meio dele que somos indicados e que indicamos pessoas para oportunidades de trabalho”, continua.



Porque fazer networkingSegundo levantamento feito pela DBM, maior consultoria de gestão do capital humano em momentos de transição, o networking é maior fonte de novos empregos para executivos. O estudo aponta que, em 2008, 77% dos executivos pesquisados pela DBM se recolocaram no mercado devido às suas redes de contatos. Em 2007, a taxa era de 72%.

inovação e desenvolvimento



Avaliar a sua rede de contatosO antropólogo inglês Robin Dunbar, que destacou-se nos anos 90 por afirmar que o

cérebro humano é capaz de estabelecer círculos de amizade com no máximo 150 pessoas, baseou sua pesquisa desta vez no Facebook e no Plaxo. Cientista da Universidade de Oxford, Dunbar é categórico: a tecnologia não muda o que ele já havia constatado. Na web, as pessoas repetem o comportamento do mundo real.

Osegundo estudo vem dos Estados Unidos e foi comandado pelos americanos John

Hagel e John Seely Brown, do Center for the Edge, um instituto de análises da consultoria Deloitte. Sugerem uma nova abordagem do conceito de networking. Destacam que ter uma rede com muitos amigos e recorrer a elas na hora de procurar um novo emprego, pode soar como interesse e gerar desconfiança. Ambos ressaltam aimportância de se cultivar relacionamentos verdadeiros, baseados na confiança.



Recomendações práticas para a construção de uma boa rede

Desenvolva interesse genuíno pelas pessoas que pretende incluir em sua networking.Não procure as pessoas apenas quando estiver precisando de favor. Esteja sempre disponível para ajudar as pessoas de sua rede na medida de suas possibilidades, e sempre retribuaum favor na mesma “moeda”.

Tornar-se palestrante ou professor ajuda a criar um ciclo de contatos.

Freqüentar cursos, palestras e convenções coloca o profissional em contato com

pessoas de diversos setores.

Participar de associações, comitês e entidades gera muitos contatos profissionais.

Procure fazer contatos com pessoas de áreas diversas de seu setor de atividade.

Turbinea utilização de seu cartão de visita, utilize-o de maneira dinâmica.

Faça contatos personalizados, evite mandar e-mails para diversas pessoas ao mesmo tempo.

Quando indicar uma pessoa para outra de sua networking, avise antes, apresente-as.

Faça contatos freqüentes, uma boa dica é criar um networking no MSN e, sempre que possível, esteja presente trocando idéias com este grupo....
tracking img