Networking

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3541 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
“Networking”: o que é e o que não é?
June 7th, 2011 → 11:06 am @ admin // Nenhum comentário
 [pic]
Por Luiz Carlos Carvalho
 Carreira e a importância das interações sociais
 Parte I
 
A famosa frase cunhada pelo “Velho Guerreiro” Abelardo Barbosa – “Quem não se comunica se trumbica” – não poderia ser mais representativa para ilustrar a importância do “Networking”, ou das interaçõessociais, para a carreira de um (a) profissional.
 Não se trata de quem você conhece, mas sim de quem lhe conhece o que vai levá-lo (a) ao seu novo emprego, ajudá-lo a progredir em sua carreira ou fazer você evoluir (ou não) na hierarquia da empresa onde trabalha.
 Essa frase ou outras semelhantes a essa são ditas por nós e ouvidas com muita frequência. Mas fatos concretos e pesquisas confiáveis nosmostram que 60% a 85% das pessoas mudam de carreira através do seu “Networking”, ou seja, de suas atividades de interações sociais e das redes de contatos que desenvolvem.
 Há muitas maneiras diferentes de se imaginar o que chamamos de “Networking” – ou “Rede de Contatos Sociais”. A expressão em Inglês significa “fazer amigos”, “desenvolver contatos e relacionamentos”, “melhorar a comunicação ehabilidades interpessoais”, ou então “construir o perfil pessoal”.
 As percepções positivas são os ganhos decorrentes de sua prática e manutenção: muitos contatos, relações positivas para os participantes com benefícios mútuos, etc. As percepções negativas, por outro lado, podem passar pelo Nepotismo, pela Falsidade e pela Superficialidade.
 Mas a realidade é que a sua visão pessoal do que“Networking” determina, em grande escala, o sucesso ou fracasso em sua carreira executiva.
 O “Networking” trata do seu comprometimento com a própria visibilidade pessoal, e representa uma ferramenta para perceptibilidade da sua imagem e desempenho nos negócios. Por isso, deve sempre produzir resultados baseados em metas  - aquelas que você estabelece para si próprio – e não deve acontecer por acaso. Porexemplo, se você acaba de ser transferido para um novo departamento, ou é contratado por uma empresa, o “Networking” é vital para que conheça e se integre aos novos colegas, superiores, clientes e fornecedores; desta forma, ao planejar o desenvolvimento da sua rede de contatos, você se ajudará a conquistar esta meta.
O que você deseja que sua rede de contatos sociais ajude a realizar?
O“Networking” é sempre algo muito pessoal. E é aqui que as preocupações começam: as pessoas se sentem preocupadas porque não se sentem seguras ou confortáveis, ou se sentem constrangidas demais para “puxar assuntos”. Estes bloqueios ocorrem por receios de que possam dizer coisas banais, ou de que sejam percebidas como ingênuas ou idiotas em ocasiões de interações sociais, ou ainda porque têm medo de nãoconseguir acompanhar ou não dar sustentabilidade a conversas.
Nestes momentos é que devemos nos lembrar que “Networking” é muito mais do que participar de eventos, de encontros ou de interações sociais em geral. Trata-se do seu próprio “Eu”, da sua marca pessoal, das mensagens que quer transmitir para os demais e da sua imagem pessoal-aquela que quer fixar na mente das outras pessoas.
Quando ocorremas interações sociais?
Jeff Bezos, o criador do site Amazon.com, certa ocasião definiu de maneira clara e simples o que significa “Marca Pessoal” é tudo aquilo que as pessoas dizem a seu respeito… quando você não está por perto”.
 Portanto, a pergunta que você sempre deve se fazer: “como fazer para que o meu nome esteja sempre presente nas mentes das pessoas importantes para minha carreira?”
 Aspessoas falarão e pensarão sobre você – ou não, dependendo da intensidade com que você se dedica ao desenvolvimento de seu “Networking”. A forma e o conteúdo dos comentários e dos pensamentos a seu respeito dependerão da estratégia (passiva, proativa ou reativa) para você criar sua marca pessoal. Se você tiver visibilidade, as pessoas falarão a seu respeito de qualquer jeito… Para o lado...
tracking img