Neopatrimonialistas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 115 (28508 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CONCEITOS NEOPATRIMONIALISTAS PARA UMA VISÃO SISTÊMICA NA GESTÃO CONTÁBIL DAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS.

Lúcio R. Silva

1 INTRODUÇÃO

O Neopatrimonialismo[1] é uma doutrina científica contábil, nascida a partir de estudos das doutrinas atuais existentes, com foco centralizado no patrimonialismo. A doutrina neopratrimonialista não vem abolir as demais existentes e muito menos substituira escola clássica patrimonialista, mas vem trazer uma nova forma de observar o patrimônio, que é o objeto de estudo da contabilidade. A doutrina criada pelo Dr. Antônio Lopes de Sá, atualmente, é difundida pela Associação Científica Internacional Neopatrimonialista - ACIN, que hoje conta com vários adeptos que a professam, formando uma corrente internacional de conhecimento. A forma deobservação do patrimônio defendida pelo neopatrimonialismo parte da visão do todo de um sistema, para na seqüência analisar as suas partes, com vistas do alcance da eficácia. Sobre eficácia, a doutrina a determina como principal axioma (SÁ, 1997. p.161) e é esse o tópico principal abordado neste estudo. O Neopatrimonialismo apóia-se então na visão sistêmica que é “uma postura mental de ver as coisas partindode uma visão holística do conjunto ou totalidade”.[2]

Controle de Custos, Política de Vendas, Planejamento, Gestão de Pessoal, são medidas que se bem geridas (com eficiência), trazem como conseqüência a eficácia (lucro), considerando, especificamente, neste caso, que o alcance da eficácia é o alcance do lucro. É certo que o micro empresário dispõe de sua força de trabalho com objetivo deproduzir lucros em seu negócio. Nosso assunto neste estudo é o fato de que pequenas e médias empresas não alcançam o resultado esperado e muitas delas morrem prematuramente. Diante da pesquisa realizada pelo Serviço de Apoio à Pequena e Média Empresa - SEBRAE, e frente às proposições da doutrina neopatrimonialista é que este estudo estará sendo conduzindo, pois, os fatores existentes, que causamprematuramente a morte das empresas vão de encontro à teoria das funções sistemáticas do neopatrimonialismo, teoria esta, que também será tratada no corpo deste trabalho.

O levantamento do SEBRAE, através de sua pesquisa EPE - Estatística da Pequena Empresa, faz uma série de apontamentos das possíveis causas da morte prematura das empresas. Entre elas, a presença de itens que dão vazão a uma mágestão é relevante. Como exemplo, citamos a elevada carga tributária, indicada como uma das dificuldades encontradas na condução das atividades da empresa, porém é possível que este problema seja sanado se o pequeno empresário estiver amparado por conhecimentos sistêmicos e holísticos, conhecimentos estes que estão delimitados na pesquisa, como ausentes.

A doutrina neopatrimonialista não é o queirá solucionar as causas da morte prematura das empresas, contudo, possui premissas fundamentais que poderão contribuir para a redução da taxa de mortalidade dessas empresas. Denominadas Células Sociais, pela relevância na vida em sociedade, elas (as empresas) serão estudadas, sob uma ótica sistêmica, no intuito de elucidar pensamentos conflitantes no que tange aos fatores de seu insucesso. O casoprático proposto como tópico final deste trabalho, será uma aplicação dos conceitos à realidade das empresas em questão. Neste sentido, os trabalhos serão desenvolvidos em uma pequena empresa produtiva, que atualmente tem contribuído em larga escala no setor em que está inserida. Apesar de com certas deficiências delimitadas em uma análise prévia, acreditamos que elas possam ser solucionadasface à proposta neopatrimonialista. Deficiências estas que são de máxima importância na concretização ou não da eficácia nas suas atividades.

1.1 Objetivo Geral

Nosso objetivo inicial é apresentar a moderna doutrina neopatrimonialista como método essencial na gestão contábil das pequenas e médias empresas, com vistas de redução da taxa de mortalidade, medida pela morte prematura das...
tracking img