Artigo teoria da contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2831 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS



TEORIA DA CONTABILIDADE: A INFLUÊNCIA DA MOVIMENTALÇAO DOS MEIOS PATRIMONIAIS NA ESTABILIDADE PATRIMONIAL DAS AZIENDAS SOB A ÓTICA NEOPATRIMONIALISTA

SINOP – MT
MAIO DE 2011
TEORIA DA CONTABILIDADE: A INFLUÊNCIA DA MOVIMENTALÇAO DOS MEIOS PATRIMONIAIS NA ESTABILIDADE PATRIMONIALDAS AZIENDAS SOB A ÓTICA NEOPATRIMONIALISTA
Angelo Ney Gonçalo de Campos
Eduardo Vinicius Schwambach
Fernando Taglieber de Araujo
Michele Totti do Amaral
Rosangela Rogéria Griep
Sued Fidencio daSilva

RESUMO

Este artigo trata da estabilidade patrimonial da azienda, fato que está ligado diretamente à doutrina do equilíbrio patrimonial, que evidencia as necessidades das célulassociais através da eficácia do movimento dos meios patrimoniais da mesma. Aqui se tratando de uma observação bibliográfica, que teve como fonte principal o professor Antonio Lopes de Sá. De cunho acadêmico, objetivado a comparar situações de equilíbrio e desequilíbrio patrimonial da célula aziendal, com a intenção de observar o comportamento dos meios patrimoniais em relação à estabilidade dacélula social. Vários fatores podem auxiliar na tomada de decisões do gestor e a contabilidade está preocupada em buscar informações precisas e trazê-las em tempo hábil para os mesmos. A preocupação deste artigo está em como a movimentação dos meios patrimoniais podem influenciar na estabilidade patrimonial? Enfim, o equilíbrio patrimonial da célula social acontece quando os meios patrimoniais estãoestruturados conforme a atividade permitindo com que a célula social possa pagar todos os seus compromissos em dia, obtendo de forma satisfatória, sobreviver protegida de riscos, sem desperdícios e em prosperidade.

Palavra-chave: Célula Social, Equilíbrio, Patrimônio, Meios patrimoniais.
SUMÁRIO

1. RESUMO 2
2. INTRODUÇÃO 4
3. ESTABILIDADE PATRIMONIAL 6
3.1. Conceitos de EstabilidadeBaseados na Ótica Neopatrimonialista 6
4. O SISTEMA DE CONTABILIDADE PATRIMONIAL 8
4.1. Instrumentos de Equilíbrio Patrimonial 9
4.2. Funções Patrimoniais de Resultabilidade e Estabilidade 10
4.3. Fatores Essenciais Concorrentes do Equilíbrio 11
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS 13
6. REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO 14

2. INTRODUÇÃO

A contabilidade enquanto ciência social tem como objeto de estudo opatrimônio da célula social, buscando a eficácia ou satisfação das necessidades plenas da mesma por meio da mensuração da riqueza, que pode ser analisada conforme a liquidez, o custo, o retorno de investimentos entre outros. Utilizando-se de modelos de comportamento da riqueza para gestão empresarial e institucional desde a orientação de investimentos, ao controle orçamentário e fiscal para trazerinformações precisas na gestão desta.
Um dos elementos essenciais de observação, para estudo da célula social é o equilíbrio patrimonial, que será aqui, objeto de estudo, por se tratar de uma ferramenta a ser utilizada em ambiente acadêmico, também para profissionais da área e administradores que neste contexto devem utilizar toda tecnologia e informação existente para atingir a finalidade dacélula social: obtenção de lucros.
A estabilidade patrimonial, segundo Sá (2010) é o próprio equilíbrio da célula social e sua eficácia está diretamente ligada aos resultados da empresa por meio dos elementos da riqueza que existem para atender suas necessidades.

Estabilidade patrimonial é o estado harmônico de coexistência dos elementos da riqueza das células sociais, compatível com a eficácia dafinalidade da atividade aziendal. A doutrina da estabilidade é aquela do equilíbrio patrimonial. (SÁ, 2010, p. 259)

Contudo o equilíbrio patrimonial da célula social acontece quando os meios patrimoniais estão estruturados conforme a atividade permitindo com que a célula social possa pagar todos os seus compromissos em dia, obtendo de forma satisfatória, sobreviver protegida de riscos, sem...
tracking img