Neoclassismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2148 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O NEOCLASSICISMO
O neoclassicismo foi o estilo vigente na frança do século XVII e inicio do século XIX que, como o próprio nome diz, procurava inspirar-se no modelo estético clássico Greco-romano. Depois dos arroubos românticos do período da Revolução Francesa, instaura-se esse estilo que se caracteriza pela simplicidade, harmonia e por seu caráter publico, bem a gosto dos anseios da NapoleãoBonaparte, grande responsável pelo desenvolvimento da arte neoclássica. Um dos pintores mais significativos foi Jacques Louis David, com seus quadros de cenas históricas. No Brasil esse estilo típico da monarquia tornou-se célebre Pedro Américo e Araújo Porto Alegre.

O neoclassicismo é melhor definido em função de seu relacionamento com a arte antiga. Foi um movimento que abrangeu uma novaatitude, mais compreensiva e intelectual do que antes. Em relação antiguidade, e que desprezava tanto a idade média como o classicismo da renascença e o século XVII. Este retorno aos princípios fundamentais é, talvez, a característica central do neoclassicismo.

A TRANSIÇÃO DO SÉCULO XVIII PARA O SÉCULO XIX

No final do século XVIII e princípios do século XIX uma nova tendência de pintura perpetuouas criações artísticas, surge então o Neoclassicismo ou Academicismo.

O estilo Neoclassicismo surgiu para voltar os princípios da arte da Antiguidade greco-romana, onde expressava os próprios valores de uma burguesia. A nomenclatura Academicismo foi em consonância às concepções artísticas estarem voltadas para as atividades greco-romanas, onde possuíam conceitos básicos para o ensino das artesassim como no governo europeu.

OS CLÁSSICOS E AS ACADEMIAS

A tendência artística neoclássica partia do pressuposto que uma arte só seria bela à medida que ela imitasse não as formas da natureza, mas sim o que outros artistas renascentistas italianos e gregos já haviam feito. Mas para realizar essa imitação era preciso um cuidadoso aprendizado de técnicas da arte clássica. Esse estilo tornouarquitetura e pintura da época.

A ARQUITETURA NEOCLÁSSICA

A arquitetura começa agora a refletir nas construções civis e religiosas. Nota-se que os modelos dos templos greco-romanos ou das edificações do Renascimento italiano. Veja alguns exemplos de arquitetura neoclássica. (imagens 1 e 2, anexos)

A PINTURA DO NEOCLASSICISMO

A pintura do período neoclássico foi inspiradaprincipalmente na escultura clássica grega e na pintura renascentista italiana, tendo como principal representante Jacques-Louis David (1748 – 1825). Nascido em Paris, foi considerado o pintor da Revolução Francesa, depois se tornou o pintor oficial do Império Napoleônico.

David registrou fatos históricos do império e da vida de Napoleão através da pintura. Um dos momentos registrados foi a coroação e atravessia dos Alpes no quadro (imagem 3, anexos) Bonaparte atravessando os Alpes (1801) . Suas obras expressam um realismo vibrante, e algumas exprimem fortes emoções, como é o caso do quadro (imagem 4, anexos) A morte de Marat (1793), que retrata a morte de seu amigo.

Outro pintor de influência neoclássica da época foi Jean Auguste Dominique Ingres (1780 – 1876), que foi frequentador do ateliêde David em 1797. Sua obra tinha composições mitológicas, literárias, nus, retratos e paisagens. Ingres registrava as fisionomias das pessoas bem sucedidas, seu gosto pelo poder e a confiança que tinham na individualidade. Como exemplo temos (imagem 5, anexos) o Retrato de Louis François Bertin (1832), com poucas cores e traços nítidos. A pintura expressa a firmeza e a determinação do personagemque o olha o observador diretamente.

Uma das características mais marcante de Ingres era a pintura do nu. Em sua tela (imagem 6, anexos)Banhista de Valpinçon (1808), há o domínio dos tons claros para a representação da pele e o domínio do desenho.

A ESCULTURA

O desenvolvimento da escultura neoclássica segue o padrão da arquitetura e da pintura, mas é menos ousada que as duas. Os...
tracking img