Hiperatividade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1013 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO

RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO

O relacionamento entre professores e alunos é um fato que tem sido questões de debates e discussões nos tempos atuais e se apresentam como um desafio à questões de convivência e respeito mútuo.

O fato de o professor não acreditar no potencial de seus alunos ou vice-versa pode gerar consequências sérias no que se refere ao desempenho educacional, derelacionamento pessoal de uma turma, escola, ou sistema.

A formação de possibilidades de convivência passa necessariamente por um processo de crescimento, devendo expor a indivíduo ao contato com limites desde a infância, com imposição de regras, combinados e maneiras de agir. O limite faz parte da existência humana, da condição de se viver em sociedade, ele é uma forma de demonstrar oquanto se acredita na capacidade de superação das frustrações como meio de crescimento e aprendizagem. Existem regras, porém, que fazem parte de um contexto mais amplo no contexto escolar e devem ser estabelecidas em função de um bom relacionamento.

São as regras de convivência que garantem a estabilidade emocional e social entre as pessoas, não determinando, porém autoridade, no sentido de semostrar ser melhor ou mais poderoso que o outro, mas se fazer semelhante ao outro com atribuições diferentes a cada um, dependendo de sua posição ou status social sem, portanto se mostrar superior com arrogância e confundir-se com o autoritarismo.

Existem alternativas possíveis para conduzir ou solucionar essas questões como a confiança entre as pessoas, a autoconfiança. Cada um tempróprio potencial, que precisa ser respeitado e valorizado, gerando confiança e segurança e o professor tendo como objetivo, conduzir o aluno a uma aprendizagem significativa, consegue concretizar essa relação, fundamentada em bases sólidas.

Para que elas possam ir progressivamente avançando em seu desenvolvimento sócio moral é necessário, em determinado momento, lançar mão de sanções que garantama apropriação de critérios de comportamento necessários para o bom andamento das atividades na escola. Assim, através de combinações explicitadas diariamente, cobradas e requisitadas por todos os segmentos da comunidade escolar é que vamos traçando metas, objetivos, superando dificuldades e construindo novos conhecimentos. A constância das ações e atitudes, nesse caso, é determinante para que sealcancem tais objetivos.




JUSTIFICATIVA

A dificuldade atual do relacionamento entre professores e alunos por questões diversas, despreparo de alguns profissionais, falta de limites e ou capacidades de se cumprir regras, entre outras diversas questões que possam interferir nesta relação. A busca da valorização do profissional, bem como o aluno de acordo com suas potencialidades, com respeitoas condições e tempos diversificados.

A escola deve ser um espaço democrático e pra que se faça valer dessa concepção é preciso que ela propicie essa democracia através do processo desenvolvido no espaço que está inserida, em prol da formação de cidadãos conscientes, ajustados na sociedade.

A relação professor aluno é fundamental em todos os níveis e modalidades de ensino. Através dela o alunopode ser motivado a construir seu conhecimento.

OBJETIVOS

• GERAIS

Mostrar aos alunos a importância do estabelecimento de uma boa relação entre professor e aluno, em função de uma boa aprendizagem, com o reconhecimento de seus valores, e conscientizar-se da importância da contribuição de cada um dentro do processo.



OBJETIVOS

• ESPECÍFICOS

O professor não deve preocupar-sesomente com o conhecimento através da absorção de informações, mas também pelo processo de construção da cidadania do aluno.
* Estabelecer uma relação empática e de confiança entre professor e aluno.
* Desenvolver sua capacidade em ouvir, refletir e discutir o nível de compreensão dos alunos. * Criar pontes entre o conhecimento do professor e dos alunos.
* Despertar a curiosidade dos alunos,...
tracking img