Neoclassismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1212 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Neoclassicismo

O que é neoclassicismo ?
Neoclassicismo é um movimento artístico que se desenvolveu especialmente na arquitetura e nas artes decorativas. Floresceu na França e na Inglaterra, por volta de 1750, sob a influência do arquiteto Palladio (palladianismo), e estendeu-se para o resto dos países europeus, chegando ao apogeu em 1830. Inspirado nas formas greco-romanas, renunciou àsformas do barroco (que não tinha tido grande repercussão na França e na Inglaterra) revivendo os princípios estéticos da antiguidade clássica.
Algumas características deste movimento :
Materiais nobres (pedra, mármore, granito, madeiras)
Processos técnicos avançados
Sistemas construtivos simples
Esquemas mais complexos, a par das linhas ortogonais
Formas regulares, geométricas e simétricasVolumes corpóreos, maciços, bem definidos por planos murais lisos
Uso de abóbada de berço ou de aresta
Uso de cúpulas, com frequência marcadas pela monumentalidade
Espaços interiores organizados segundo critérios geométricos e formais de grande racionalidade
Pórticos colunados
Entablamentos direitos
Frontões triangulares
A decoração recorreu a elementos estruturais com formasclássicas, à pintura rural e ao relevo em estuque
Valorizou a intimidade e o conforto nas mansões familiares
Decoração de caráter estrutural
Artes decorativas
O estilo neoclássico influenciou todos os tipos de artes decorativas. Por volta de 1760 a mobília desenhada por Robert Adam revelava motivos greco-romanos. Introduzido na França, seu estilo simples e clássico ficou conhecido como estiloetrusque (de “etrusco”), caindo no gosto da corte de Luís XV. Com adaptações adicionais de design clássico, baseado nos mais recentes achados arqueológicos à época, evoluindo para o estilo elegante conhecido como Luís XVI, o preferido pela família real francesa durante a década de 1780.
Vasos gregos encontrados em escavações se tornaram modelos para novos tipos de cerâmica: a Jasperware de Wedgwood,para quem Flaxman fez muitos desenhos, na Inglaterra e a porcelana Sevres na França.
Sob o governo de Napoleão, foram redecoradas várias residências oficiais para uso de funcionários, segundo projetos elaborados por Percier e Fontaine, que incluíram mobília, porcelana, e tapeçarias, tudo incorporando motivos greco-romanos. Tomado como um todo, tais designs definiram o estilo Império nas artesdecorativas, estilo esse que foi copiado por toda a Europa.


- Principais estilos do período neoclássico

Estilo diretório
O estilo diretório é um estilo decorativo de design de interiorese mobiliário, que se observa num curto período de tempo entre os finas do século XVIII e inícios do século XIXem França. Tem data de início em 1795 e termina em 1799, sendo que se pode considerar umperíodo mais alargado entre 1793e 1808. É considerado um estilo de transição, situando-se entre o estilo Luís XVIe o estilo império, e correspondendo à fase do Diretóriona história política francesa (entre a fase terminal da Revolução Francesae início da dirigência de Napoleão Bonapart). estilo caracteriza-se pela fusão formal entre o carácter mais sóbrio e severo do estilo Luís XVI, consequência dareaçãoao luxo de uma sociedade conturbada e empobrecida devido à revolução, e os novos elementos de antecipação do estilo império, nomeadamente os símbolos de glória do imperador Napoleão I.
Os interiores
A decoração de interiores vai assumir um papel de extrema importância neste estilo, surgindo a moda dos salões, onde as pessoas procuram esquecer os terrores da revolução e estar em sociedade.
De ummodo geral o interior ganha em leveza e elegância. As tapeçarias são substituídas pelo papel de parede; as cortinas, assim como os têxteis sobre o mobiliário, são simples e estreitos, e apresentam agora decoração classicista no lugar dos brocados anteriores.









Caracterização formal do mobiliário


Madame de Verninac por Jacques-Louis David, 1799, Cadeira em estilo...
tracking img