Necessidades e beneficios do exercicio fisico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1198 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Ano lectivo: 2010/2011

Salvador Dalí

Disciplina: Educação Visual

Índice

Conteúdo Páginas
Introdução …………………………………………………………………………………………………………………………… 3
Biografia …………………………………………………………………………………………………………………………… 4 e 5
Obras do pintor…………………………………………………………………………………………………………. 6, 7, 8 e 9
Conclusão …………………………………………………………………………………………………………………………….. 10
Bibliografia …………………………………………………………………………………………………………………………… 11
Web-grafia …………………………………………………………………………………………………………………………… 11

Introdução

Este trabalho foi proposto na aula de Educação Visual, como fim de retratar e conhecermos melhor um pintor do século XX.
De todas as obras que eu vi, de pintores, as que mais me agradaram foram as de SalvadorDalí. Não só pelo facto de pintar bem, mas principalmente por retratar o surrealismo, algo que me agrada.
O surrealismo foi um movimento artístico e literário. Surgiu em Paris no início dos anos 20 por um grupo de poetas, entre eles, André Breton.
O surrealismo pretende definir uma prática artística alternativa à tradicional e o modernismo no período entre as duas Grandes Guerras Mundiais. Reúnetambém artistas anteriormente ligados ao Dadaísmo ganhando dimensão internacional.
Um dos seus objectivos foi produzir uma arte que, segundo o movimento, estava a ser destruída pelo racionalismo.
Sonhos e desejos são, pois, o material favorito do surrealismo. Em 1924 Breton publica o primeiro manifesto surrealista.

Biografia

Salvador Domingo Felipe Jacinto Dalí i Domènech nasceu às 8h45 damanhã no número vinte da carrer (rua) Monturiolin da vila de Figueres (Catalunha) a 11 de Maio de 1904. Teve ele um irmão mais velho, também chamado Salvador, nascido a 12 de Outubro de 1901, morreu de gastroenterite, nove meses antes, em 1 de Agosto de 1903. Teve também uma irmã, de nome Ana Maria, que era três anos mais nova. Em 1949, publicou um livro sobre ser irmão, “Dalí visto por sua irmã”. Oseu pai, Salvador Dalí i Cusí, era advogado de classe - média, figura popular da cidade e com um carácter dominador. A sua mãe, Felipa Domenech Ferrés, sempre incentivou os esforços artísticos do filho.
Dalí, iniciou a sua educação artística formal na Escola de Desenho Federal. Em 1916 descobriu a pintura impressionista. Um ano depois, o pai de Dalí organizou uma exposição de desenhos a carvão dofilho na sua casa de família. Em 1919, formou outra exposição, mas pública, no Teatro Municipal em Figueres.
Em Fevereiro de 1921 a sua mãe morreu de cancro da mama.
Com o seu talento para o desenho, o pai mandou-o para Madrid para estudar na Escola de Belas-Artes de San Fernando. Dalí chamava a atenção nas ruas como um excêntrico cabelo comprido, um grande laço ao pescoço, calças até ao joelho,meias altas e casacos compridos. Porém, em 1926, foi expulso desta instituição, pois afirmava que ninguém era suficientemente competente para o avaliar.
Fez experiencias com o cubismo e com o dadaísmo.
Nesta fase da vida, conviveu com vários cineastas, artistas e escritores famosos, tais como: Luis Bruñel, Rafael Alberti e Frederico Garcia Lorca.
Em 1929, viajou para Paris e conheceu PabloPicasso, artista que influenciou bastante a produção artística de Dalí. No ano seguinte, começou a fazer parte do movimento artístico conhecido como surrealismo.
Na década de 1930, o artista representava imagens do quotidiano de uma forma surpreendente e inesperada. As cores vivas, a luminosidade e o brilho também marcaram o estilo artístico de Dalí. Os trabalhos psicológicos de Freud influenciarammuito o artista neste período, onde mostra um relógio a derreter, na obra “A persistência da Memória”.
Em 1934, Dali casou-se com uma imigrante russa chamada Elena Ivanovna Diakonova, conhecida como Gala, nascida a 7 de Setembro de 1894, em Kazan, Tartária, Rússia.
Em 1939, foi expulso do movimento surrealista por motivos políticos....
tracking img