Navios porta containers

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1913 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Navios porta containers
São certamente o futuro da marinha mercante e os atuais senhores do mar. Vemo-los um pouco por todo o lado, de todos os tamanhos. São caracterizados por poderem transportar carga contentorizada, tendo, para o efeito, células guias nos seus porões e sistemas de ancoragem próprios para acomodar carga acima destes. Na imagem ao lado, podemos ver um porta containers médio[com capacidade para 1.512 TEU], CMA CGM HUDSON, fretado pela companhia francesa CMA CGM. Existem já diversos navios com capacidade para 9.000 TEU e encontram-se poucos com capacidade para 13.000 TEU em construção. Um deles, o novo EMMA MAERSK, cuja capacidade em TEU's é de 13.460, para mover as suas muitas toneladas, será propulsionado por um motor Sulzer de 14 cilindros com uma potência de 120.000BHP, aproximadamente 88.235 kW [para mais informações, veja "O maior hélice do mundo será instalado num Maersk" e "Novos pormenores do EMMA MAERSK"]. Convém referir que nestes navios podemos fazer menção à sua capacidade de carga de duas maneiras: através do seu porte máximo e através da capacidade máxima de TEU. Poucos são os casos em que um navio consegue ser carregado com a quantidade máximade TEU possíveis, uma vez que antes que tal aconteça atinge o seu porte máximo.
Trata-se de um navio especializado, no transporte de uma certa carga: o contentor. Pode-se afirmar com toda a segurança que o contentor é o instrumento perfeito no transporte de carga, pois é aquele que reduz ao mínimo a sua manipulação durante o transporte. Ao contrário dos outros tipos de transporte especializado[Ro-Ro, granel, tanque, etc...], onde o objeto de transporte é a mercadoria em si, neste é o contentor. Além disto, o contentor permite uma maior interligação com os outros meios de transporte e, por tal, um transporte praticamente porta a porta, uma vez que as suas dimensões são tais que se ajusta na perfeição tanto em navios, como caminhões como em vagões de comboio. Ao chegar a porto, o contentoré descarregado para caminhão ou comboio, e está pronto a partir. No caso da mercadoria a granel, tal simplesmente não é possível. Na imagem ao lado, pode ver-se o navio HMS PORTUGAL, um pequeno porta containers que escala frequentemente Lisboa.
Contudo, o advento do contentor, e o consequente desenvolvimento do porta-contentor, obrigou as Administrações de Portos a criarem instalações própriaspara o manuseamento de tais cargas, a alterar as suas infra estruturas.
A caixa que revolucionou o mundoFoi a 26 de Abril de 1956 que o navio IDEAL-X, da Sea-Land, se tornou na primeira embarcação porta containers ao rumar de Port Newark para o Texas com 58 atrelados. A ideia do transporte contentorizado surgiu quando Malcom McLean, proprietário e operador de caminhões, esperava que descarregassemalgodão dos seus caminhões para um navio, algures nos anos '30 do século XX. Concluiu que, com umas pequenas modificações, todo o caminhão poderia ser transferido muito mais eficiente e rapidamente. Anos mais tarde, fundou a já referida Sea-Land.

Hoje, um invólucro metálico de 6.1 metros ou 12.2 metros de comprimento [contentores standard] é passível de ser transportado tanto por navio, comopor comboio ou caminhão, ao invés de todo o caminhão como originalmente. Em 2005, cerca de 18 milhões de contentores efetuaram cerca de 200 milhões de viagens.

Este invento criou um grande reboliço, sobretudo no seio dos estivadores. Estes tiveram a certeza que os seus postos de trabalho estavam em risco, e muitos deles trataram de negociar a sua subsistência futura, lutando como puderam,fazendo greves e protestos.

Como esperado, o contentor apareceu e reinou sobre o antigo sistema de carga e descarga, baseado no trabalho braçal dos estivadores, sobretudo devido à sua rapidez e baixo custo. Dentro de um contentor podemos transportar praticamente o que for, sejam alimentos que necessitem de refrigeração [já que existem contentores frigoríficos e alguns porta containers preparados...
tracking img