Transporte maritimo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3916 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..... 03
2 TRANSPORTE MARÍTIMO 04
2.1 TIPOS DE NAVIOS 05
2.2 AS VANTAGENS 07
2.3 AS DESVANTAGENS 07
2.4 MODAL AQUAVIÁRIO 08
2.5 TIPOS DE CONTAINERS 10
2.6 PALLETS............................................................................................................................................11
3 TRANSPORTE MARÍTIMO DE LONGO CURSO 13
3.1 O MERCADOINTERNACIONAL 14
3.2 A REGULAÇÃO INTERNACIONAL 15
4 UNITIZAÇÃO.. 16
4.1 CONSERTO DE CARGAS 17
5 PARTES COMPONETES DA NAVEGAÇÃO MARÍTIMA 17
5.1 ARMADORES 17
5.2 AFRETADORES 18
5.3 AGÊNCIA DE NAVEGAÇÃO 18
5.4 DESPACHANTE ADUANEIRO 19
5.5 FORNECEDORES DE NAVIOS 19
6 INSTALAÇÕES PORTUÁRIAS 19
7 EQUIPAMENTOS DE MOV. DECARGA....................................................................................22
7.1 TRANSTEINER 22
7.2 PORTEINER 22
8 CLASSIFICAÇÃO DE CARGAS 22
9 NORMATIZAÇÃO IMO - CARGAS PERIGOSAS 24
10 PORTOS MARÍTIMOS NO BRASIL 26
11 PORTOS MARÍTIMOS NO MUNDO 28
12 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 35


1. INTRODUÇÃO

O transporte marítimo é de extrema importância para a economia mundial, e obviamente para a economia brasileira. Aproximadamente 95% do comércio exteriorbrasileiro são realizados por via marítima.
O transporte marítimo é a atividade de movimentação de cargas entre diferentes portos e regiões do mundo pelos mares e oceanos, utilizando navios de diferentes tipos e dimensões. Cada vez mais, é utilizado como um dos elos-de-ligação das cadeias multimodais de transporte porta-a-porta, sendo fundamentalmente, um serviço que permite integrar com asoutras modalidades, aperfeiçoar o transporte global e o funcionamento de complexas cadeias logísticas.
Efetivamente a necessidade de transportar por via marítima deriva do comércio de mercadorias entre diferentes países, devido a essas necessidades, as empresas organizam-se de acordo com os diferentes fatores: tipos de cargas, volumes de cargas a transportar, forma de distribuição por parcelas atransportar, local de recebimento e entrega, tempo utilizado no trânsito entre dois pontos, etc..........
O transporte marítimo limita-se à movimentação de cargas entre diferentes portos e regiões do mundo, utilizando navios de diferentes tipos e dimensões. Os navios, pela legislação internacional, são obrigados a deixarem a mostra 2 bandeiras de países, uma na popa, referente a nacionalidade domesmo e uma na parte mais alta do mesmo, referente ao país a qual pertence as águas que está navegando.

2. TRANSPORTE MARÍTIMO

Dentre os meios de transportes, o mais antigo é o transporte marítimo, pois é utilizado desde a Antiguidade. No entanto, seu incremento aconteceu efetivamente após o término da Primeira Guerra Mundial, resultado de grandes inovações no campo tecnológico, as quaisresultaram em significativas evoluções. Dentre as mudanças, podemos destacar a melhora em relação à capacidade de carga a ser transportada nos navios, além da criação de embarcações específicas, especializadas no transporte de um determinado tipo de carga.
O transporte marítimo, sendo um dos mais importantes modais para as indústrias e logística no Brasil ainda não tem todo o seu potencial devidamenteutilizado, ou seja, portos ainda inadequados, altas tarifas, burocracia, custo de embarque por contêiner, etc. Os portos nacionais ainda não têm o mesmo preparo que os europeus e asiáticos.
Esse setor movimenta mais de 700 milhões de toneladas ao ano, o que os permite imaginar o quanto esse número pode aumentar se houver um trabalho dedicado em se melhorar as condições desse ramo. Obviamenteque é necessário um investimento grande para que se possa modernizar e aperfeiçoar esse sistema, mas o Brasil já conta com 16 portos de boa qualidade, além de duas hidrovias para o transporte fluvial no interior do Brasil e com os países vizinhos do Sul e Sudeste.
O transporte marítimo é de extrema importância para a economia mundial, e obviamente para a economia brasileira. Aproximadamente 95%...
tracking img