Nasasa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (314 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade, sociedade e profissionalização.
A aula do dia 17 de março de 11 tratou-se do assunto Universidade, sociedade e profissionalização,
A sociedade com o passar dos anos tevesignificativas evoluções, tanto na esfera social, cultural e econômica. Essas mutações são perspectiveis com mais clareza na questão educacional, onde hoje, mais do que nunca, a formação torna-se um elementoimprescindível para obtenção de um lugar no mercado de trabalho.
O avanço exorbitante das tecnologias atingiu diretamente os meios de trabalho, sendo que os modos de produção de anos atrás sofreramprofundas mudanças, onde a mão-de-obra qualificada passou a ser um ponto crucial na atualidade. O trabalho que era realizado manualmente, com movimentos repetitivos, foi sendo substituídos por maquinascada vez mais modernas em sua estrutura, e isso fez com que muitas pessoas perdessem seu lugar no mercado.
Com essa nova era tecnológica, as maquinas tomaram conta do mercado, tornando a mão de obrahumana desnecessária para muitos meios, e as empresas que necessitam de pessoal, a formação mínima que era aceitável antes, agora não serve mais. As maquinas que precisam ser manuseadas, exige umtrabalhador com uma formação, o que obrigaram muitos a retomarem seus estudos, pois hoje, obtém um lugar no mercado de trabalho quem busca novos saberes e conhecimentos.
Pensando nesta realidade, épossível perceber o importante papel que a educação se apresenta, essencialmente as universidades. Cabe a elas oportunizar um ensino de qualidade, ofertando não apenas um diploma, um emprego, remuneraçãosatisfatório, mas principalmente, desenvolver uma educação que possibilite meios pelo qual o acadêmico obtenha habilidades e competências que o torne um profissional responsável e consciente de suaresponsabilidade.
Desse modo, é possível compreender que a universidade se torna uma base fundamental de formação qualificada, sendo que somente 11% desta população consegue adquirir esses...
tracking img