Mythos e logos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (350 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O termo mito pode-se entender como narrativa que objetiva explicar a realidade existente, sua origem e causa. Sua ideia trata das questões referentes ao mundo, aos deuses e ao próprio homem. Estetipo de narrativa foi a primeira tentativa da humanidade para situar o homem no mundo, quanto a sua existência diante de tantos questionamentos que se lhe apresentam e que precisam de resposta. Aprincípio, perguntas a respeito da natureza e tantas outras questões, recebiam respostas que hoje não são admitidas. Na verdade, na antiguidade contentavam-se com aquelas respostas, tidas hoje como ingênuas,e com elas se acomodavam muito bem ao seu mundo.
Logos reúne numa só palavra quatro sentidos: linguagem, pensamento ou razão, norma ou regra, ser ou realidade íntima de alguma coisa. No plural,logoi, significa: os argumentos, os discursos, os pensamentos, as significações. Logia, que é usado como segundo elemento de vários compostos, indica: conhecimento de, explicação racional, estudo dealguma coisa.
É interessante este conceito, pois que chama a atenção não somente para a narrativa em si, mas também para o modo como era apresentada. Desde que era predominante oral, a narrativa prendiaos ouvintes como uma armadilha das emoções. Para Vernant, mito é uma palavra formulada, seja de uma narrativa, diálogo ou da enunciação de um projeto.

Vernant explica que mythos e logos sãorealidades consideravelmente importantes para a compreensão do surgimento da filosofia grega. Na verdade, mythos e logos vêm sustentar a tese de que o ser humano busca responder aos seus questionamentos nãomeramente aprisionado a uma única forma de solução. Considere-se ainda que, sendo o homem quem tem sido, sua forma de elaborar estas duas realidades, mythos e logos, intercambia sem se perder emgeneralizações. A existencialidade humana vem nos provar que o mythos pode estar no logos e o logos no mythos. O mythos, enquanto discurso, possui o seu logos específico. O logos, enquanto forma de...
tracking img