Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1145 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Nascimento da Filosofia na Grécia Antiga
Todos sabem que os primeiros filósofos da humanidade foram gregos. Isso significa dizer que embora tenhamos conhecimento de sábios na China (Confúcio, Lao Tsé), na Índia (Buda) e na Pérsia (Zaratustra), suas teorias permanecem intimamente ligadas à religião e, portanto não as classificaremos como reflexão filosófica.

Analisaremos alguns tópicosacerca do advento da Filosofia na Grécia antiga, a começar pela concepção mítica, a qual fornecia uma explicação categórica – e pouco racional – acerca do Cosmos.

O Mito

O mito – em grego mýthos – significa discurso, narrativa, mensagem, conselho, prescrição. E por isto, num primeiro momento, o ‘mýthos’ será empregado para referir-se a narrativas ou relatos fabulosos, portanto, com o sentido defábula. Aos poucos ‘mýthos’ passa a significar o lendário e irreal, ficção, relato não histórico.

Com esta concepção, ‘mýthos’ se opõe ao sentido de ‘lógos’. O mito havia se bifurcado na sociedade grega, estava impregnado no pensamento do homem grego, por causa da tradição que era passada oralmente por aedos e rapsodos, cantores ambulantes que recitavam os mitos em praça pública (ágora). Averdade proposta pelo mito, é uma verdade intuída. Totalmente diferente daquela verdade à qual nos acostumamos, que é a verdade conseguida por meio do rigor do método e de um discurso racional e claro.

É no meio desta confusão criada pelo mito que nasce a Filosofia. Quando analisamos este momento inicial da preocupação do homem com o conhecimento daquilo que o cerca, podemos pensar que asteorias propostas pelos famosos “filósofos pré-socráticos” são absurdos e – por várias vezes – engraçadas.

É bom que notemos o quão importante são estas teorias e o momento em si, pois a nossa moderna ciência e nossos métodos rigorosos e céticos começaram a se desenvolver justamente neste período.

Agora que já traçamos um panorama do mito, surge a pergunta : O que nos propõe a Filosofia?

AConcepção Filosófica

É no período arcaico que surgem os primeiros filósofos gregos, já no fim do séc. VII A.C e durante o séc. VI A.C.

É nesse período que o rompimento com o mito ocorre. Como já dissemos, a verdade do mito é intuída, constitui-se um dogma, algo que é aceito sem receber críticas ou uma análise mais profunda. E os filósofos divergem entre si, o que acarreta em uma pluralidadede informações e explicações possíveis. Justifica-se assim a ruptura entre mito e razão.

No entanto, alguns autores nos dão a idéia de ‘milagre grego’ para esta ruptura entre mito e razão. Outra vez, é importante que vejamos os motivos pelos quais tornam este processo lento e gradual.

O mito é comum nas culturas onde ainda não há a escrita, devido ao seu modo de propagação (tradição oral).Como já dissemos, ‘mýthos’ significa ‘mensagem’, ‘palavra’, ‘discurso’. Por isso estudos mais recentes mostram que a escrita foi fundamental para a quebra com o mito. Analisaremos melhor na seguida

Motivos Da Ruptura

A Escrita

Diferindo da escrita por meio de hieróglifos, que era tida como mágica e vista como sinal divino, reservada aos sacerdotes e reis, como era comum no Egito, naGrécia, a escrita passa por uma democratização e já no séc. VIII A.C se acha desligada de preocupações religiosas e esotéricas , e passa a ser difundida em praça pública, sendo sujeita à discussão e à crítica. O que não a torna acessível para todos, tendo em vista a disposição da sociedade grega. A escrita prima por fixar a palavra e também o mundo, o que gera uma nova posição rigorosa eesclarecedora.

Portanto, a escrita aparecerá como uma possível brecha para a abstração, uma reflexão da palavra que modificará a própria estrutura do pensamento.

A Moeda e o Comércio

Já por volta dos séculos VII a VI A.C, ocorreu um desenvolvimento do comércio marítimo como produto da expansão do mundo grego mediante a colonização da Magna Grécia (atual sul da Itália) e Jônia (atual Turquia). O...
tracking img