Resenha: os antigos, o passado e o presente - françois hartog

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2105 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA:
François Hartog trata a historiografia ou a escrita da história na antiguidade clássica, entenda-se Antiguidade Greco-romana, mas fazendo uma breve referência em quando a historiografia começou como relato, remontando a unificação da mesopotâmia sob o governo de Sargão que governou a partir de Akkad (Acádia) o primeiro a unificar várias cidades-estados em um país eutilizando escribas para relatar sua história, que aqui tratam-se dos feitos, isso acaba fazendo uma pequena discussão sobre a origem da história. De fato o termo história como investigação através do relato e observação é criação de Heródoto de Halicarnasso, tornando-o assim o “pai da historiografia” como Cícero havia dito. Mas vale adicionar mais uma palavra a essa pequena declaração Já que relatos deacontecimentos já eram feitos fora das fronteiras do universo grego, ou seja Heródoto é o pai da historiografia grega.
Porém como definir a historiografia através do relato ou distinguir a historiografia de Heródoto dos demais “historiadores” de seu tempo? Por que apesar da historiografia já ser realizada, por exemplo, pelos escribas do governo mesopotâmico da Acádia, ser feita sobreos relatos vistos e observados, pendiam muito para o que Heródoto definiu como mythos. Isso pode ser facilmente entendido se levarmos em consideração o relatos sobre os primeiros anos da vida de Sargão, que recebe influência e ajuda da deusa suméria Inanna, em outro ele é relatado da mesma forma que Moisés e relatado no Pentateuco, salvo em um cesto e colocado a própria sorte num rio e sendosalvo pela corte do governante da época. Ou seja, o que diferencia Heródoto dos demais é a ausência do fabuloso e mítico em seus relatos.
Então a justificativa para que Heródoto seja tratado como o “pai da historiografia” seja o fato dele ter sido o pioneiro da investigação através daquilo que possa ser explicado racionalmente, algo que ele nomeia como logos, isso faz com que os gregossejam mais retratados como inventores dos historiadores do que da própria história, visto que não existia uma instituição que codificasse a história como ciência ou fonte de conhecimento, então a história mais parecia um gênero literário do que propriamente uma disciplina.
Heródoto, enquanto historiador, rivalizou com Homero, não com o homem em si, a pessoa, mas com a forma que Homerofaz seu relato da Guerra de Tróia, algo que ainda é discutido sobre a veracidade se essa guerra realmente aconteceu ou se é uma alegoria para um conflito comum ou uma tragédia natural, que deverá ter acontecido à cidade de Ílion (Tróia), Homero narra o acontecimento, ainda que duvidoso, cheio de alegorias, comum às epopéias. Algo que Heródoto desprezava nos relatos, haja vista que a base dopensamento de Heródoto era o logos, o racional e não havia como explicar a origem de um conflito que segundo a epopéia foi de grandes proporções, segundo Homero, os gregos moveram mais de mim belonaves à Tróia, ter sido iniciado por uma rivalidade entre três deusas causadas por uma deusa enfurecida (Éris)
A historiografia segundo o texto pode ser dividida em dois momentos, apesar dos doistermos serem bem metafóricos: o tempo dos deuses e o tempo dos homens. O tempo dos deuses, levando em consideração o que Homero propôs, é quando a narrativa histórica está passível ou recebe direta ou indiretamente a influencia de deuses e heróis. Um exemplo são as epopéias de Homero, onde a presença de dos deuses, heróis é constante e o fantástico está presente em quase todo o texto, pode serdefinido também como aquilo que não pode ser explicado por um meio racional e com isso acaba se recorrendo ao mito, e sempre glorificando um ou outros.
O que ele define como tempo dos homens é a que a partir do momento que se retiram mythos do logos passa a haver um relato racional e de fácil compreensão, isto é, quando começa a ser feito os relatos voltados diretamente para os...
tracking img