Gianlorenzo bernini

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1042 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Gian Lorenzo Bernini

Aluno: Roderico de Carvalho Rocha Neto
Curso: Arquitetura e Urbanismo
Disciplina: História da Arte II
Professora: Beatriz Diógenes
Fortaleza, Junho de 2012

Introdução:

Gian Lorenzo Bernini(1598-1680) foi um dos principais representantes do Barroco Italiano, sobressaindo-se na escultura e arquitetura, mas foi também pintor, teatrólogo, cenógrafo, compositor,dentre outras ocupações. Trabalhou principalmente em Roma e esteve a serviço de sete papas, além de cardeais, reis, nobres e outras personalidades influentes a que ele retratava em forma de pinturas e bustos.
A principal característica de sua escultura é a representação estática de um momento, o que dá uma fortíssima idéia de emoção, típica do Barroco.
Bernini usou a arquitetura como uma aliada àescultura, usando técnicas para controlar o ambiente e destacar as estátuas e adornos. Sua arte serviu à Igreja Católica Romana no sentido de ensinar e estimular a religiosidade nos fiéis.

St Longinus, Basílica de São Pedro

Desenvolvimento:

Gianlorenzo Bernini nasceu em 7 de dezembro de 1598, em Nápoles, Itália. Filho de Pietro Bernini,escultor maneirista florentino que foi para Roma, desde cedo trabalhou com o pai. Tendo como inspiração o realismo das esculturas Gregas e Romanas e estudado as obras renascentistas(a influência de Michelangelo pode ser vista em algumas obras de Bernini) junto a um talento impressionante para a observação e representação, logo chamou atenção do pintor Annibale Carracci e do papa Paulo V, quepossibilitaram seu trabalho independente.
Sob o patrocínio do cardeal Borghesi fez suas primeiras grandes obras de escultura, muitas em tamanho real, como o busto de Paulo V, Eneas, Anquise e Ascânio, O Rapto da Proserpina, Apolo e Dafne, e marca o estilo barroco com Davi. Diferentemente do Davi de Michelangelo, o Davi de Bernini mostra uma tensão extrema nos músculos, dando impressão de energia prestes aser liberada, que envolve o espectador no seu movimento e emoção. A mesma emoção está presente nas outras esculturas, em que o corpo e o rosto, intensamente trabalhados, refletem a dinâmica e a expressividade da obra como um todo.


Davi de Michelangelo Davi de Bernini

Um fato decisivo para a consagração de Bernini foi a eleição do novo papa,Urbano VIII, grande admirador da sua obra. Juntando isso à vontade da Igreja de impor a religião católica com obras espetaculares e comunicativas, Bernini passou a trabalhar intensamente e fazer pintura e arquitetura. Ficou responsável pela remodelação da igreja de Santa Bibiana, sendo este seu primeiro trabalho arquitetônico. Ao mesmo tempo, construiu o Baldaquino de bronze da Basílica de SãoPedro(entre 1624 e 1633), localizado no domo central e acima do túmulo de São Pedro. É um monumento arquitetônico de 30 metros composto de quatro colunas espiraladas e fortemente ornamentadas, sendo o primeiro grande monumento inteiramente barroco. Na mesma época começa a construção do monumento fúnebre do papa Urbano VIII e do Palazzo Barberini, com ajuda do arquiteto Francesco Borromini.

Baldaquinoda Basílica de São Pedro

Palazzo Barberini

Ainda durante o pontificado do papa Urbano VII, Bernini realiza a Fonte dos Tritões, e a Fonte de Trevi, conhecida como Fonte dos Desejos, uma das mais belas obras da cidade de Roma.
Uma de suas expressões máximas na escultura foi a obra Êxtase de Santa Teresa(1645-1652), encomendada pelo cardeal Federico Cornaro. É uma escultura de mármore muitobem trabalhada nas emoções, no drapeado e na luz, que retrata a cena em que um anjo acerta Teresa de Ávila no coração com um dardo de ouro e ela fica completamente extasiada pela sensação do amor de Deus. A estátua fica na Capela de Cornaro, projetada por Bernini, e sua arquitetura faz prevalecer o foco na beleza da escultura.
Com a eleição do papa Alexandre VII, em 1655, as obras de Bernini...
tracking img