Museu

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4083 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1.Introdução
De acordo com o Regulamento de Estágio Curricular da Escola Superior de Hotelaria e Turismo de Inhambane - ESHTI (2011), O Relatório de Estagio é a forma para a obtenção do título de Licenciatura no ramo de turismo.
Como forma de conciliar a teoria e a prática baseada na inserção do estudante no ambiente real de trabalho, surge a necessidade de realização do estágio curricular,enquadrado no curso de licenciatura em Animação Turística na Universidade Eduardo Mondlane Escola Superior de Hotelaria e Turismo de Inhambane. O mesmo decorreu entre 01 de Outubro a 30 de Novembro de 2012 no Museu Regional de Inhambane.
O museu regional de Inhambane, adiante designado por Museu de Inhambane, é uma instituição pública, com sede na cidade de Inhambane, de carácter cultural ecientífico e sem fins lucrativos, ao serviço da sociedade e do seu desenvolvimento, que adquire, documenta, pesquisa, conserva, expõe e divulga, com finalidade de estudo, educação, deleite e salvaguarda para gerações futuras, todos os materiais e objectos que pelo seu interesse científico social e económico, convenha a reunir e preservar como testemunho da cultura material e espiritual da Província deInhambane e regiões circunvizinhas. Este emerge das decisões locais, por saudoso governador, professor de carreira José Pascoal Zandamela, em 1988 no âmbito das preparações das festividades dos 260 anos da cidade de Inhambane criou o comité organizador das comemorações, liderado por Alberto Matimbwene Mahoque, o proeminente director Provincial dos Transportes, na altura.
Para o cumprimento dosobjectivos e atribuições definidas para o Museu Regional de Inhambane, a Direcção e a gestão do mesmo competem as seguintes estruturas: Direcção, Departamento de Pesquisa e Documentação, Departamento de Conservação e Restauro, Departamento de exposições e Educação e por ultimo a Secretaria-geral.
Devido a natureza e complexidade da organização, o Museu Regional de Inhambane é dotado de inúmerascompetências, salientando-se algumas tais como: Adquirir, registar, documentar, conservar expor e colocar à disposição do público os dados e colecções ao seu dispor; Salvaguardar, valorizar, divulgar o património cultural e material da província; representar a realidade local na multiplicidade dos seus aspectos; por à disposição da população local e, em particular dos estabelecimentos de ensino,instrumentos culturais que ajudem a descobrir e a melhor conhecer a província e o país em geral; desenvolver com a participação da população e dos técnicos locais, programas que o tornam projecto-piloto inspirador de Museus semelhantes à nível nacional; promover e realizar actividades diversas no âmbito das suas atribuições.
Para o cumprimento das suas acções o Museu Regional de Inhambane conta actualmentecom cerca de 5 funcionários afectos nos diferentes sectores incluindo o Director. As actividades de estágio foram realizadas nos departamentos de Pesquisa e Documentação e departamento de Exposição e Educação, tendo como orientador o Sr. Facito Luís Queiface Técnico do Museu.

Fonte: Museu Regional de Inhambane (2012).
1.1.Objectivos
1.1.1.Geral
* Descrever as actividades desenvolvidas noMuseu Regional de Inhambane durante o período de estágio.
1.1.2.Específicos
1. Apresentar os conhecimentos e experiências adquiridas no estágio;
2. Fazer correlação das actividades realizadas no estágio com as teorias aprendidas durante a formação;
3. Listar os problemas encontrados ao longo da realização do estágio;
4. Apresentar propostas de melhoramento no funcionamento daInstituição.

1.2.Metodologia
Segundo Dencker (2002:18), metodologia é a maneira concreta como se realiza a busca de conhecimento.
Porém, para a materialização do presente relatório de actividade, obedeceu-se (3) três principais métodos, das quais destacam-se:
a) Método de Observação: Através deste método foram observadas as actividades realizadas pela Instituição; que consistiu essencialmente...
tracking img