Comercio exterior

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (335 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Comércio exterior é a troca de bens e serviços realizada entre fronteiras internacionais ou territoriais. Normalmente representa uma grande parcela do PIB. O Brasil conseguiu mudar de formasignificativa o seu comércio exterior, fato ocorrido nas últimas décadas, até os anos 60 o país tinha produção restrita à exportação de produtos primários, tais como café, que no início do século eraresponsável por 70% de toda exportação do país, e posteriormente outros produtos ganharam destaque, como cacau, algodão, fumo, açúcar, madeiras, carnes, minérios (principalmente ferro e manganês). 

Hoje aeconomia é mais complexa e diversificada, apresentando exportações de produtos industrializados e processados (semimanufaturados), calçados, suco de laranja, tecidos, combustíveis,bebidas, alimentos industrializados, caldeiras, armamentos, produtos químicos, veículos de todo tamanho e suas respectivas peças de reposição e aviões. 

Produtos industrializados e semimanufaturados, no ano de 1960,correspondiam à apenas 5% do total das exportações do país, em 2005 esse tipo de produção já representava 60% de todo comércio exterior do Brasil, que indica e evidencia os avanços econômicos provocadospela modernização do setor industrial.
Nos anos 1990, a economia brasileira, iniciou um processo de abertura comercial, reduzindo barreiras tarifárias aumentando assim o nível de importações. Asmaiores reduções ocorreram no setor de veículos automotores, açúcar, indústria farmacêutica e perfumaria, produtos químicos diversos, indústria de borracha e abate de animais.
O percentual sofre variaçõesde acordo com o rendimento do ano, que pode ser de 55% a 65%, por exemplo, no ano que ocorre aumento na venda de aviões esses dados são elevados. Em contrapartida quando há aumento na produção eexportação agrícola, como no caso da soja, ocorre um crescimento no percentual de produtos primários. 

Outra evidência da mudança econômica e industrial brasileira é os tipos de exportação, no...
tracking img