Tratamento de agua e esgoto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 36 (8976 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UFPB - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CT - CENTRO DE TECNOLOGIA
DECA – DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL

ESTAÇÃO CONVENCIONAL DE TRATAMENTO DE ÁGUA

ALUNA: Anna Carina Quinho Ramalho
MATRÍCULA: 10811080
PROFESSOR: Carmen Lúcia Moreira Gadelha

João Pessoa
Mês, 2012
ESTAÇÃO CONVENCIONAL DE TRATAMENTO DE ÁGUA

ANNA CARINA QUINHO RAMALHO –10811080

Trabalho sobre Estação Convencional de Tratamento de Água submetido a cadeira de Tratamento de Água e Esgoto do Curso de Engenharia Civil da Universidade Federal da Paraíba – UFPB, como requisito para segunda nota do período 2012.1.

João Pessoa,
Mês, 2012

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO

A água é de fundamental importância para a vida de todas as espécies. O ser humano necessita desse bem paraquase todas as atividades que ele realiza. Entretanto, apesar de toda a sua importância, a água é um recurso que pode acabar e, por isso, exige cuidados em relação à quantidade de uso, à sua qualidade, às suas fontes, à sua distribuição desigual pelo planeta, além de planejamento e custeio de tratamento, de conservação e proteção.
A água pura praticamente não existe na natureza. Ela tem certaquantidade de impurezas, porém sua quantidade ser maior ou menor depende de onde essa água veio e dos usos que se faz das mesmas. Essas impurezas podem estar em quantidade elevada, se tornando prejudicial ao homem e ao meio ambiente. Assim, as impurezas contidas na água devem ser limitadas em função dos fins a que se destina.
O sistema de abastecimento de água tem como principal objetivo fornecer sempreágua de boa qualidade para toda a população, para que isto ocorra com a eficiência necessária é preciso de análises em tempos diferentes do ano no manancial escolhido para que se possam determinar quais são os processos corretivos ideais para aquele tipo de água.
Em uma estação convencional de tratamento de água, a água passa por vários processos de tratamento. Neste trabalho, será descritosobre algumas etapas essenciais presentes em algumas estações de tratamento de água. Estas unidades são: decantação, filtração, desinfecção e fluoretação. Será destacada seus principais objetivos, aplicação, vantagens e desvantagens, além de alguns parâmetros de projetos, suas dosagens e dimensionamento.
Também será apresentado técnicas alternativas de tratamento de água e sobre o uso de coagulantesnaturais.

2. PROCESSOS DE TRATAMENTO

3.1 DECANTAÇÃO

O processo de sedimentação para remoção de partículas sólidas em suspensão é um dos mais comuns do tratamento da água. Consiste na utilização das forças gravitacionais para separar partículas de densidade superior a da água, depositando-as em uma superfície ou zona de armazenamento. As partículas que não são removidas na sedimentação,seja por seu pequeno tamanho ou por serem de densidade muito próxima a da água, deverão ser removidas na filtração. A sedimentação de partículas floculadas é usualmente chamada de decantação e, as unidades onde se realiza este processo, de tanques de decantação ou, simplesmente, decantadores.
As formas de sedimentação: dependem, essencialmente, da natureza das partículas sólidas presentes nasuspensão e pode ser designada por:
1 - Sedimentação discreta: as partículas sólidas em processo de sedimentação mantêm-se isoladas das demais, ou seja, não ocorre aglomeração entre elas e desse modo cada partícula mantém inalteradas as suas características físicas (forma, tamanho, densidade). Por exemplo, sedimentação das partículas de areia na caixa de areia.
2 - Sedimentação floculenta: ocorreaglomeração das partículas acarretando alterações consideráveis de suas características físicas e, consequentemente, das suas características de sedimentação. Por exemplo, sedimentação das partículas de natureza orgânica que ocorre no decantador primário do processo de lodo ativado.
3 - Sedimentação zonal ou em massa: a sedimentação se dá na forma de um bloco. Aparece quase que instantaneamente uma...
tracking img