Cuidando do planeta

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 33 (8049 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Cuidando do Planeta

PEA – Programa de Educação Ambiental

Apresentação
Esta publicação que você está recebendo reúne informações sobre geração e tratamento de resíduos (lixo) e sobre água, temas tratados no Programa de Educação Ambiental (PEA) da Aracruz Celulose. Ao folheá-la, você vai perceber que existem tipos diferentes de resíduos e que o tratamento e o descarte adequados dessesmateriais são alguns dos principais desafios da humanidade. Você pode contribuir para reduzir o problema tratando adequadamente os resíduos gerados em sua casa. Você vai ver também de que forma a Aracruz Celulose trata os resíduos gerados na empresa, procurando sempre não agredir a natureza. Em relação à água, você vai ver que se trata de um recurso que precisa ser usado com responsabilidade, pois eleé finito, ou seja, um dia pode acabar. A Aracruz já atua de forma responsável tanto na geração e tratamento de resíduos quanto no consumo de água. Por meio do PEA, a empresa orienta seus empregados e parceiros a fazerem o mesmo, bem como as comunidades a sua volta. A Aracruz produz celulose a partir de árvores de eucalipto que ela mesma planta. A celulose é uma fibra extraída da madeira, utilizadapara fazer diversos tipos de papel, inclusive este que você vê nesta publicação. Trabalhar cuidando e protegendo a natureza é um dos compromissos da empresa e pode ser também o seu compromisso. O futuro do planeta depende de como cuidamos dele hoje. Vamos ver o que você pode fazer para melhorar esse futuro?!

Turminha da Iara Cruz
Estas são as mascotes da Aracruz e você vai vê-las ao longodeste livreto. A Turminha da Iara Cruz nasceu em 1993, como resultado de um concurso entre os empregados. Seus criadores são Marcos de Souza Rosário (Iara Cruz e Marcelo Lose) e Guido Emanuel Queiroz Plazzi (Elca Lipto, Célio Porto e Fibra Curta). O cartunista Milson Henriques deu o toque de padronização dos traços.

Elca Lipto Iara Cruz

Marcelo Lose Célio Porto

Fibra Curta

Resíduossólidos
O que fazer?

A cada dia que passa, mais e mais lixo é despejado no Planeta. Logo não haverá mais lugar para tanto lixo. Muito poderia ser reciclado, muito poderia ser reaproveitado e muito nem precisaria ter sido gerado.
3

O que é lixo?
Um dos grandes problemas ambientais da atualidade é o lixo. Talvez você nunca tenha se preocupado com esse assunto, pois o que realmente preocupa boaparte das pessoas é apenas tirá-lo de dentro de casa. Fora de vista, ninguém mais pensa nele e o problema já está resolvido. Será?!

PARA CONHECERMOS MELHOR A RESPEITO DE RESÍDUOS, O PRIMEIRO PASSO É DEFINIR O QUE É. VAMOS LÁ?!

LIXO É TUDO AQUILO QUE PODE SER JOGADO FORA: RESTOS, MATERIAIS CONSIDERADOS INÚTEIS, INDESEJÁVEIS OU DESCARTÁVEIS.

Iara Cruz

UMA PESSOA PRODUZ, EM MÉDIA, MEIOQUILO DE LIXO DIARIAMENTE, OU SEJA, UMA PESSOA COM 18 ANOS JÁ PRODUZIU EM TORNO DE 9.550 QUILOS DE LIXO DURANTE SUA VIDA, O QUE EQUIVALE A 10 AUTOMÓVEIS FUSCA.

Euca Lipto

IMAGINE PARA ONDE VAI O LIXO QUE CADA PESSOA PRODUZ POR DIA NA SUA CASA, NO SEU BAIRRO, NA SUA CIDADE, NO SEU ESTADO E POR AÍ VAI. IMAGINE A QUANTIDADE DE LIXO QUE É PRODUZIDA NO PLANETA EM APENAS UM DIA!

Célio Porto

4Marcelo Lose

O R I G E M

Residencial

Comercial

Público

Saúde

Industrial

Especial

Atenção: o lixo doméstico geralmente contém produtos perigosos, como restos de produtos de limpeza, tintas, óleos lubrificantes, frascos de aerossóis, lâmpadas fluorescentes, pilhas, baterias etc. Esses materiais possuem substâncias químicas tóxicas, que podem contaminar o solo e as águassuperficiais e subterrâneas.

COMPOSIÇÃO QUÍMICA

NATUREZA

Lixo inorgânico

Lixo orgânico

Lixo seco

Lixo molhado

PERIGOSOS

Pilha

Aerossol

Bateria

Lâmpadas

Prod. inflamáveis
5

Dicas da Turminha
ESPALHE NOTÍCIAS SOBRE PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE JOGUE LIXO NO LIXO

NÃO JOGUE LIXO PELA JANELA DO CARRO PARTICIPE DE PROJETOS DE SUA COMUNIDADE

6

Resíduos...
tracking img