Mundo multipolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (705 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Mundo Multipolar

A nova ordem dos anos 90 e desse final de século XX, pode ser definida como uma ordem MULTIPOLAR. Isso quer dizer que atualmente existem vários pólos ou centros de poder nocenário mundial. Os "destinos do mundo" agora estão divididos entre os Estados Unidos, Japão e a União Européia , liderada pela Alemanha, que concentram ao seu redor, países ou grupo de países; formandoblocos econômicos. Por esse critério, o "Mundo Multipolar "está assim distribuído:
• BLOCO AMERICANO - liderado pelos Estados Unidos e que engloba os países da América;
• BLOCO EUROPEU - liderado pelaUnião Européia, com destaque para a Alemanha, envolvendo a Europa Ocidental, parte da Europa Oriental e a África.
• BLOCO ASIÁTICO - tem o Japão com o país mais importante, e engloba o sul e sudesteasiático, além da Oceania.
Se observarmos um mapa do mundo, vamos perceber que existem áreas ainda não definidas dentro desse contexto sócio-econômico: o Oriente Médio, os países da Comunidade dosEstados Independentes(ex-União Soviética )) e a China, ainda não estão definidos em nenhum bloco, apesar de manterem relações com alguns países. A China, por exemplo, pode ser periferizada pelo Japão ouformar um outro econômico, mesmo que secundário.






















Conflito norte x sul

Muitos tem dito com atenção que a nossa ordem mundial é a vitória do capitalismoe da democracia. Alguns argumentavam que o modelo político e econômico estabelecido pelos Estados Unidos se tornaria dominante a tal ponto que não haveria mais conflitos. Que houve uma vitórianorte-americana sobre a União Soviética não podemos negar. Mas até mesmo os vencedores apresentam vários problemas econômicos, como por exemplo: elevado déficit público e elevado endividamento interno eexterno; isso em parte se deve a corrida armamentista.
Assim não devemos nos apressar ao afirmar que o capitalismo o melhor que o socialismo. É preciso primeiro avaliar: melhor para quem?
É bem...
tracking img