Mundo multipolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (820 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O MUNDO MULTIPOLAR

INTRODUÇÃO

Com o fim do socialismo e consequentemente a queda do mundo bipolar, uma nova formação de mundo foi criada, onde o peso socioeconômico tinha maior importância queo poder militar.
Esta nova visão de mundo globalizado e de poder distribuído entre vários polos foi chamada de divisão de mundo multipolar.

O MUNDO MULTIPOLAR

Na época da guerra fria omundo era polarizado pelas duas superpotências: Estados Unidos e União Soviética. Isso causava uma ordem política e econômica bipolar, que dividia o mundo em dois grandes blocos, o socialista e ocapitalista. A guerra cessou com a queda do regime socialista, desde então, o capitalismo despontou hegemonicamente como sistema político-econômico mundial, tornando os Estados Unidos a maior potênciamilitar, econômica e política. O poder foi fragmentado, ocasionando o que hoje chamamos de “mundo multipolar”, onde o poder econômico (que envolve disponibilidade de capitais, avanço tecnológico, mão de obraqualificada e nível de produtividade) se destaca em relação ao bélico. Fato que é capaz de explanar o motivo da emergência do Japão e da Alemanha como potências, e ao mesmo tempo, a decadência daRússia. Na economia, ocorreu o processo de globalização e a formação de blocos econômicos supranacionais.
Mas apesar do mundo estar mais “conectado”, isso não significa uma melhoria nas condições devida da população. Os avanços tecnológicos fomentaram uma aproximação entre os países, entretanto, a globalização é incapaz de atingir a todos. Isso ocasionou um aumento uma desagregação entre paísesricos e pobres. O mundo multipolar já existe, e se divide em três: os Estados poderosos (G7), liderados pelos EUA; as empresas transnacionais e os bancos; e a burocracia internacional que serve aos doisprimeiros grupos.Com a economia mundial globalizada, a tendência comercial é a formação de blocos econômicos. Estes são criados com a finalidade de facilitar o comércio entre os países membros....
tracking img