Pesquisa e relacionamento de dois eventos com a guerra fria e o mundo multipolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1083 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Guerra do vietnã
CONTEXTO HISTÓRICO

Há mais de 30 anos encerrava-se um dos maiores conflitos armados do século XX, a Guerra do Vietnã. De um lado estava a República do Vietnã (Sul), marcada pelo regime capitalista ditatorial; de outro, o Vietnã do Norte, comandado pelo líder Ho Chin Minh, de orientação comunista. Contudo, não basta entendermos seus atores políticos e sociais, se nãocompreendermos o cenário histórico e os motivos que serviram de estopim para o início desse violento massacre.
No início da década de 1960, o mundo vivia a Guerra Fria, divisão ideológica dos países em dois blocos, respectivamente, capitalista e socialista. Após a Segunda Guerra Mundial, Estados Unidos e a antiga União Soviética (URSS) empreenderam uma corrida armamentista pela construção de um arsenal dearmas nucleares e pela conquista de zonas de influência. Dessa forma, esses países protagonistas, apesar de nenhum confronto direto, apoiaram seus aliados em conflitos armados locais.
A região que serviu de palco para o confronto entre os dois países do Vietnã pertenceu à França durante o século XIX, posteriormente, ocupada pelo Japão (1940). Contudo, existia um movimento de resistência àdominação imperialista, que somente em 1954, por meio de um tratado de paz, conseguiu a separação do território do Vietnã, o norte comunista e o sul, capitalista.
Em 1956, houve um golpe de Estado, que acabou por anular as eleições do Vietnã do Sul, instaurando um regime ditatorial. Esse movimento teve apoio dos Estados Unidos, que temiam a vitória dos comunistas e a conseqüente dominação da região.Para tanto, enviaram armas, dinheiro, soldados e instrumentos militares, além da criação da Otase (Organização do Tratado do Sudoeste Asiático), para auxiliar o Vietnã do Sul em sua empreitada.
Do outro lado, estavam os nacionalistas vietnamitas, conhecidos como vietcongues, que formaram a FLN (Frente de Libertação Nacional) em 1960. Eles atuavam por meio de guerras de guerrilhas e foram bemsucedidos até o governo estadunidense investir pesadamente no conflito, por meio de bombardeios aéreos e utilização de armas químicas, cujos resultados podem ser vistos ainda nos dias atuais - crianças nascem cegas e mutiladas.
A resistência dos vietcongues e dos setores organizados da sociedade civil-americana, contrária ao envolvimento de seu país no conflito, contribuiu para a retirada das tropasestadunidenses do Vietnã, reunificado sob o regime socialista em 1976.

Guerra Fria
A Guerra do Vietnã foi um dos maiores confrontos militares envolvendo capitalistas e socialistas no período da Guerra Fria. Opôs o Vietname do Norte e guerrilheiros pró-comunistas do Vietname do Sul contra o governo pró-capitalista do Vietname do Sul e os Estados Unidos.
Após a Convenção de Genebra (1954), oVietnã, recém-independente da França, seria dividido em duas zonas de influência, como a Coréia, e estas zonas seriam desmilitarizadas e mantidas cada uma sob um dos regimes (capitalismo e socialismo). Foi estipulada uma data (1957) para a realização de um plebiscito, decidindo entre a reunificação do país ou não e, se sim, qual regime seria adotado
Neste mesmo ano, um grupo de conselheiros eanalistas militares norte-americanos chegou à região para analisar a situação local e os pedidos de ajuda dos franceses em suprimentos e estratégia e treinar soldados vietnamitas. Quatro anos depois, os Estados Unidos haviam fornecido trezentas mil armas de pequeno porte e gasto um bilhão de dólares em apoio ao esforço militar francês e o então governo Eisenhower estavam bancando 80% do custo da guerra.Por outro lado, o Viet Minh recebia apoio crucial de soviéticos e chineses, estes enviando equipamentos pelafronteira dos dois países, graças a um acordo entre os dois governos.

Ataques do “11 de Setembro de 2001”
OS ATAQUES
Na manhã do dia 11 de setembro de 2001 dezenove sequestradores assumiram o controle de quatro aviões comerciais em rota para São Francisco e Los Angeles partindo de...
tracking img