Liberalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4105 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
As premissas liberais básicas são: uma visão positiva da natureza humana, uma convicção de que as relações internacionais podem ser cooperativas em vez de conflituosas e uma crença no progresso.


Introdução: premissas liberais básicas
Conhecer a tradição liberal é necessário para se formar uma opinião sobre a questão mais debatida das RI: a visão pessimista do realismo contra avisão otimista do liberalismo. A tradição liberal das RI está bastante associada ao surgimento do Estado liberal moderno. Filósofos liberais, como John Locke, acreditavam em um grande potencial para o progresso humano na sociedade civil moderna e na economia capitalista, que poderiam prosperar em Estados que garantissem a liberdade individual.
O processo de modernização desencadeado por umarevolução industrial permitiu o aprimoramento tecnológico e, portanto uma formação de meios mais eficientes para produzir bens e o controle da natureza. Esse fenômeno foi reforçado pela revolução intelectual liberal caracterizada pela fé na racionalização e na razão humana. Essa é a base para a crença liberal no progresso: o Estado liberal exige um sistema político e econômico que trará maisfelicidade ao maior número de pessoa.
Os liberais apresentam uma visão positiva acerca da natureza humana. Acreditam na razão humana e que a racionalidade humana pode ser utilizada nas questões internacionais. Embora não ignoram a natureza egoísta do homem, acreditam que há interesses em comum entre eles e, portanto, podem se engajar em ações mais cooperativas e colaborativas, tanto nacionalquanto internacionalmente, resultando em benéficos para todos. Isso significa que a guerra e o conflito podem ser evitados desde que as pessoas busquem a razão para alcançar uma cooperação benéfica e mutua não só dentro dos Estados, mas para alem das fronteiras internacionais. No entanto, percebe-se que há discórdias entre os teóricos liberais, mas a coisa certa para todos é que com o tempo acooperação prevalecerá, em vista do aumento da modernização e, conseqüentemente do campo de ação e a necessidade de cooperação.
A crença no progresso é uma premissa central do liberalismo, apesar de ser também um ponto polêmico entre os teóricos. O progresso para os liberais é sempre para os indivíduos, isto é, a preocupação central do liberalismo é a felicidade e a satisfação dos seres humanos.John Locke argumenta que os Estados existem para garantir a liberdade de seus cidadãos e, desta forma, permitir que vivam suas vidas e busquem a felicidade sem a interferência indevida de outros. Assim, os liberais vêem o Estado como uma entidade constitucional, que estabelece e impõe o estado de direito, que respeita os direitos dos cidadãos à vida, à liberdade e à propriedade.
Enfim, opensamento liberal está bastante associado ao surgimento do Estado constitucional moderno. Os liberais argumentam que a modernização é um processo que requer progresso, que significa uma vida melhor para, no mínimo a maioria dos indivíduos. À medida que eles utilizam mais a razão nas questões internacionais, as chances de cooperação aumentam. Vale dividir o liberalismo do pós-guerra em quatroprincipais tendências de pensamento: liberalismo sociológico, liberalismo da interdependência, liberalismo institucional e liberalismo republicano.
Liberalismo sociológico
Para os realistas, RI é o estudo das relações entre governos de Estados soberanos. Os liberais sociológicos rejeitam essa visão por ter um enfoque restrito e unilateral, e argumentam que não se trata somente de relaçõesestatais, mas também de relações transnacionais, isto é, relações entre pessoas, grupos e organizações pertencentes a diversos países. As relações transnacionais são consideradas pelos liberais sociológicos um importante aspecto das relações internacionais. Ao enfocar na idéia de que as relações entre as pessoas são mais cooperativas e favoráveis à paz do que o relacionamento entre governos...
tracking img